PVM-1 tem transbordo de carga sob ventos fortes com altíssimo risco

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que na noite do último sábado, 21, uma operação de transbordo de materiais foi realizada, na plataforma PVM-1, na Bacia de Campos, com elevadíssimo risco, fora das condições de segurança, por pressão do geplat (gerente de plataforma) da unidade.

De acordo com as normas de segurança, a velocidade máxima do vento para este tipo de operação é de 30 nós (55,56 Km/h). No momento do transbordo da carga do barco para a plataforma não havia operador na sala de rádio, e o gerente optou por fazer, ele mesmo, a leitura, afirmando que a medição estava abaixo desse valor e que havia condições para realização da tarefa.

A plataforma deveria contar com operadores na sala de rádio, em revezamento, de forma ininterrupta. Como mostra mais um flagrante de baixo efetivo, a unidade contava com apenas um operador, que havia trabalhando durante o dia.

Trabalhadores da área perceberam que o vento estava muito forte, acima dos 30 nós, como verificado em outra medição feita no heliponto. A situação foi confirmada por vários profissionais, como mestre de cabotagem, pessoal de movimentação de carga e operadores.

O Sindipetro-NF questionou a área de SMS da Petrobrás sobre a denúncia. De acordo com a gerência, a medição (feita pelo geplat) estava em 19,9 nós, dentro do limite de segurança. O sindicato vai continuar apurando o caso e solicita mais informações dos trabalhadores.

A entidade lembra, ainda, a necessidade de a categoria fazer valer a conquista histórica do exercício do Direito de Recusa. Em caso de risco, o trabalhador tem o direito de não realizar a operação.