O Sindipetro-NF recebeu denúncia dos trabalhadores de ocorrência de vazamento de óleo no mar na plataforma PCP-2, na Bacia de Campos. Ainda é desconhecido o momento exato do vazamento e as proporções, mas petroleiros afirmam que o caso ocorreu entre segunda e terça-feira passadas e que o volume de óleo foi suficiente para formar uma mancha no mar em um dos lados da unidade.
O sindicato continua a apurar a denúncia e solicita mais informações da categoria. A entidade também vai notificar os órgãos fiscalizadores. Questionada pelo NF, a área de SMS da Petrobrás negou o vazamento e afirmou que “apenas gotejou líquido da extremidade do queimador que estava parado”.
O coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, lembra que a empresa tem um histórico de subnotificações de acidentes e que é preciso estar atento aos relatos da categoria. Os trabalhadores que tiverem mais informações sobre o caso devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
As informações iniciais recebidas pelo diretor do sindicato, Alessandro Trindade, vindas dos petroleiros, são de que o pessoal da operação recebeu um poço após a intervenção de uma sonda, houve descontrole que atingiu o separador de teste e o óleo foi para o mar.