FUP e seus sindicatos agendam assinatura do ACT 17/19 para sexta, 5

O SindipetroNF e os demais sindicatos da FUP agendaram, para a primeira Sexta-Feira do ano de 2018, a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2017-2019 da Petrobrás, Transpetro e demais subsidiárias.

A reunião de assinatura ocorrerá às 10:00h da primeira Sexta-Feira do ano de 2018, dia 05 de janeiro, no Edifício Sede da Petrobrás, localizado na capital fluminense.

[Confira, em anexo, o documento que a Petrobrás enviou a FUP agendando a reunião de assinatura]

A empresa ainda enviará as minutas finais dos ACT’s que serão minuciosamente analisadas pelo jurídico da FUP e de seus sindicatos. Atestada a compatibilidade das cláusulas com o que foi negociado com os sindicatos e aprovado pela categoria em assembleias por todo o Brasil, a assinatura ocorrerá normalmente.

Manutenção dos direitos em conjuntura adversa é conquista da categoria

A categoria petroleira começou o processo de negociação recebendo uma das piores propostas dos últimos anos, que incluía, entre outros itens: o fim da Hora Extra 100%; o fim dos adicionais de campo maduro e amazonas; o fim do programa jovem universitário;  o fim da promoção automática de pleno para sênior para o ensino médio; o fim da gratificação de férias a 100% e a mudança na sistemática de troca de turno.

A pior proposta da companhia foi apresentada numa conjuntura péssima para o Brasil. Após o Golpe 2016 a classe trabalhadora brasileira, no geral, passou a sofrer com o desemprego, a troca de empregos formais por “bicos” e com o baixo poder de compra.

[Confira, aqui, a mensagem de fim de ano da diretoria do SindipetroNF]

O Coordenador Geral do SindipetroNF, Tezeu Bezerra, em vídeo enviado para a categoria após a aprovação do ACT e manutenção do estado de greve contra a privatização ressaltou que a manutenção da essência do acordo coletivo e a respectiva garantia de direitos foi uma grande vitória da categoria: Em torno de 1600 trabalhadores e trabalhadoras participaram das assembleias que analisaram e acataram os indicativos da Federação, demonstrando a importância da democracia” argumentou Tezeu, ressaltando a importância de se “manter a essência do acordo nesse momento de Golpe que o país vive, considerando, ainda, as salvaguardas que conquistamos nos protegendo da contrarreforma trabalhista”.

Por fim, o coordenador do NF destacou a necessidade de continuarmos mobilizados pois “os golpistas não vão deixar de lado essa sanha de nos atacar e que ainda temos uma grande luta contra a privatização da empresa”.

assinaturaacordo.png