Diretores do NF fazem inspeção de documentos de NR-13 em Cabiúnas

O Sindipetro NF por meio do seu Departamento de Saúde esteve na UTCAB, avaliando documentação de alguns equipamentos enquadrados na NR-13. Esta atividade que já estava no planejamento do departamento foi realizada pelos diretores Raimundo Teles e Ricardo Barbosa, na quinta-feira passada, 25/01.

Tendo como objetivo, identificar através das informações inseridas em relatórios de fabricação e ou de inspeção de segurança em vasos de pressão e sistemas de tubulações parâmetros para o desenvolvimento de política sindical, voltada para o acompanhamento da gestão de SMS, daquela Unidade, na implementação de ações voltadas para a integridade dos equipamentos. Outro objetivo pretendido pelo Departamento de Saúde é fazer esta verificação mensalmente de forma que a participação do Sindipetro NF, durante as auditorias de acompanhamentos da certificação do SPIE, ocorra de uma forma mais abrangente e consistente possível.

Convém salientar que a prerrogativa de consultar a documentação, que deve ser disponibilizada para consulta plena e livre, é facultada ao Sindicato pela própria Norma. Pela própria Lei.

Como metodologia para execução de tal prática, foi devidamente acordado entre o Sindipetro NF e a gestão local, que a consulta documental acontecerá mensalmente, em 3 (três) equipamentos previamente indicados, consulta realizada por até 2(dois) diretores, com visita aos equipamentos escolhidos.

O diretores tiveram todas a solicitações atendidas pela Gerência da Atividade de Inspeção de Equipamentos, disponibilizando pleno acesso à documentação, além de disponibilizar 2(dois) técnicos de inspeção para esclarecimentos de dúvidas e todo apoio necessário. Além da verificação documental, os equipamentos cuja documentação foi analisada foram também visitados no seu local de instalação.

Na opinião do diretor Raimundo Teles, está pratica facilitará por demais uma aproximação entre os profissionais da atividade de inspeção e operação dos órgão que o Sindipetro NF tem vinculação, até porque esta praticada, segundo ele, será também desenvolvida junto a UO-BC e UO-RIO, dando oportunidade para que haja uma convergência de todos, Sindicato, trabalhadores e Empresa, em prol de um objetivo comum, a segurança das instalações e por conseguinte, melhores condições nos locais de trabalho. Para o diretor Ricardo Barbosa, que a partir deste ano estará representando os trabalhadores na ComCer, esta atividade lhe permitirá ter uma melhor percepção do processo, mesmo sendo ele também Técnico de Inspeção, facilitando a sua atuação no fórum em que irá representar os trabalhadores. Segundo Ricardo foi muito importante ouvir os trabalhadores, tanto da atividade de inspeção, quanto de operação, deixando claro para eles que esta é uma conquista assegurada na lei, na NR-13 e se os sindicatos não fizerem uso dessa prerrogativa os principais prejudicados são os próprios trabalhadores.