Congrenf: Precarização do setor privado cresceu após “Reforma Trabalhista”

Mesa desta tarde durante o 14º Congresso dos Petroleiros e das Petroleiras do Norte Fluminense (Congrenf) discutiu “As Diversas formas de Precarização do Trabalho”. Os expositores mostraram como as mudanças da chamada “Reforma Trabalhistas” trouxeram problemas graves para as condições de trabalho.

Participaram do debate a técnica do Dieese, Jéssica Naime, a professora da UFF-RO, Paula Sirelli, e o assessor jurídico do Sindipetro-NF, Marco Aurélio Parodi. A mesa foi moderada pelo diretor Eider Cotrim e pela diretora Jancileide Rocha Morgado, ambos do Sindipetro-NF.

Entre os danos causados aos trabalhadores, os expositores apontaram o aumento da “pejotização” (trabalhadores criando CNPJs para prestarem serviço a empresas) e da informalidade. Também foi destacada a elevação dos casos de assédio e instabilidade no trabalho.

Os debatedores levantaram ainda desafios para a organização sindical. Em um cenário de redução de salários e de empregos, os trabalhadores tendem a sentir mais pressão das empresas para que não se filiem a sindicatos combativos.

Outro aspecto levantado foi o de que a precariedade legal, com apenas o que restou de aparato para proteger os trabalhadores, tem criado dificuldades na defesa dos seus interesses na Justiça.