Gestores da Petrobrás rasgam acordos coletivos para facilitar privatização da empresa

Imprensa da FUP – Em reunião da Comissão de Acompanhamento do ACT, nesta quarta-feira, 04, a FUP criticou duramente os gestores da Petrobrás por rasgarem os acordos pactuados com os trabalhadores. As recentes manobras da empresa de divulgar na imprensa novos planos de cargos e previdência que sequer foram discutidos com as representações sindicais são uma afronta à categoria e colocam em xeque os fóruns de negociação coletiva, previstos no ACT.

O objetivo dos gestores, como a FUP vem alertando, é desmontar o conjunto de direitos que os trabalhadores conquistaram ao longo das últimas décadas. A implantação unilateral do PCR e a divulgação recente na mídia de um novo plano de previdência que não foi negociado com as representações sindicais são ataques gravíssimos ao Acordo Coletivo, que revelam a intenção dos gestores de flexibilizar direitos para facilitar o desmanche do Sistema Petrobrás.

Soma-se a isso, a discriminação dos trabalhadores da Araucária Nitrogenados, com a insistência da empresa em deixa-los de fora do pagamento da PLR, o que já foi veementemente rejeitado pela FUP e por todos os seus sindicatos.

Essas ações deixam claro que a gestão da Petrobrás continua sendo pautada pelo mercado. A saída de Pedro Parente em nada alterou os rumos que os entreguistas pretendem dar à companhia.

Todos estes pontos foram enfatizados pela FUP em uma reunião tensa com o RH, onde os trabalhadores criticaram as ações antissindicais da empresa e reafirmaram que não aceitarão redução de direitos, nem descumprimento de acordos.

Acesse a íntegra no portal da FUP: https://bit.ly/2MQMdJ9