Agricultores de acampamento do MST no Ceará evitam reintegração de posse

Rede Brasil Atual – Cerca de 150 famílias do acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, localizado no município de Limoeiro do Norte, no Ceará (CE), conseguiram impedir o cumprimento de uma reintegração de posse marcada para esta quarta-feira (21). Apesar do cerco policial montado para bloquear o acesso ao acampamento, os agricultores negociaram a suspensão, pelo dia de hoje, junto ao Batalhão da Polícia Militar que se retirou do local sem conflitos.

De acordo o membro da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Pedro Neto, o diálogo contou também com a mediação do secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Wilson Brandão, e com apoio de entidades pastorais e estudantes que, segundo Neto, tentarão com o governo estadual suspender a decisão decretada por um juiz da esfera federal sobre o acampamento, que está dentro de uma área pertencente à União.

O clima ainda é de incerteza e receio entre as famílias que, em 2014, já haviam sido ameaçadas de despejo e conseguiram no mesmo ano deter a desapropriação. No entanto, os trabalhadores voltaram a ser notificados na semana passada com um novo mandado de despejo. A região, segundo o MST, atende a um forte interesse do agronegócio.

Para resistir à ação, os moradores fizeram também um ato político, logo pela manhã, em defesa da permanência do acampamento.