Geplat de P-27 discrimina terceirizados e não autoriza pouso da aeronave que iria desembarca-los

O sindicato recebeu denuncia de discriminação com terceirizados na P-27. Segundo o relato 8 mergulhadores foram impedidos de desembarcar pelo Geplat de P-27 na segunda, 23. Os mergulhadores da empresa Continental estavam aguardando desembarque desde a quinta, 19, por falta de condições meteorológicas. Quando, finalmente, o voo 503302229, do horario das 08h50, que decolou do aeroporto de Macaé, conseguiu se aproximar da plataforma, o Geplat não autorizou o pouso para garantir, primeiro, o pouso de outra aeronave que iria levar pessoal próprio da Petrobrás.

A atitude discriminatória provocou o retorno do voo e os terceirizados seguem hoje, 24, aguardando o desembarque. Além dos problemas com condições meteorológicas adversas e a eterna falta de infraestrutura e planejamento da Petrobrás para lidar com o caos aéreo, os trabalhadores ainda tem que enfrentar o autoritarismo e a discriminação dos seus gerentes.

Atualização – 10h35:
O sindicato recebeu a informação que os mergulhadores desembarcaram nessa manhã. Ainda segundo informações recebidas, no voo que foi priorizado pelo Geplat também haviam quatro terceirizados e os passageiros estavam vinte dias a bordo. Segundo a informação o Geplat responsabilizou a dificuldade de comunicação do Apoio com a aeronave pelo retorno do voo e que seria orientado a aguardar em outra unidade, o que não aconteceu. O Sindipetro-NF está aberto a novas informações sobre o caso.