P-51 denuncia com greve de fome situação precária da alimentação

Redes sociais “liberadas” na Petrobrás

Extra! Extra! A Petrobrás liberou o uso do Facebook, do Youtube e do Twitter para os seus funcionários. Para usar uma piada comum nas redes sociais, parece até uma decisão do Rubinho Barrichello. Quase dez anos depois da criação da rede de Mark Zukeberg, cinco depois do nascimento do Youtube e quatro após o primeiro piado do Twitter, a companhia notou que cada trabalhador era “parte dos diálogos que constroem e fortalecem a nossa reputação”, como diz a presidente Graça Foster, em comunicado recente enviado à força de trabalho.
Isso não se deu, no entanto, sem que cada trabalhador fosse agraciado com o acesso a um manual sobre o que pode e o que não pode fazer na rede. Está tudo liberado, portanto, para falar bem da Petrobrás. Típico da tentação autoritária que muitas empresas, inclusive de comunicação, conservam em relação ao comportamento dos empregados nas redes sociais.
O interessante é que, acostumada a falar em via de mão única, a Petrobrás, uma das primeiras grandes empresas brasileiras a criar um blog, mantinha canais no próprio Youtube, no Facebook e no Twitter, se orgulhando, em seu comunicado, de possuir milhões de seguidores. E todo mundo podia acessá-los, menos os empregados nos locais de trabalho. O mesmo ocorria com os vídeos do Sindipetro-NF no Youtube — algo superado rapidamente pela entidade com a utilização do lado bom do jeitinho brasileiro: uma conta no Vimeo, portal de vídeos que, por ser menos conhecido, não era bloqueado.
Agora, depois de tão auspiciosa decisão, a empresa precisa “liberar” uma comida de qualidade nas plataformas, investimentos na segurança e punições para os gerentes que ferem o código de ética da própria companhia ao assediar trabalhadores.
A empresa também poderia “liberar” condições dignas para os seus trabalhadores nos aeroportos onde ocorrem os embarques para a Bacia de Campos. E, quem sabe ainda, deixar de enrolo e “liberar” logo uma proposta de regramento de PLR que atenda as reivindicações dos petroleiros.
Só que, bem sabem os trabalhadores, essa  história de “liberar” não existe. O que existe é conquistar. Nada cai do céu nas relações de trabalho. Nem mesmo acesso às redes sociais.
Neste caso específico, do acesso às redes sociais, a empresa percebe, há muito tempo, uma enorme insatisfação dos trabalhadores em relação ao modo como são limitados no direito básico de se comunicarem. Inúmeros manifestos de plataformas, publicados pelo Sindipetro-NF, registraram essa insatisfação. A empresa resistiu enquanto pode, mas chega uma hora que a sanha autoritária precisa recuar, os dedos”. Além disso, o que se tem agora é a possibilidade de acesso às redes sociais, mas o pequeno número de máquinas e o fato de não haver wi fi nas plataformas dificultam esse acesso.
O mesmo ocorre em relação a todos os demais temas que envolvem a disputa entre Capital e Trabalho. Não haveremos de ter ilusões. A luta continua, nas redes sociais e fora delas.

Espaço aberto

Tempo Áspero de Ásperos Tempos

Marlúzio F. Dantas*

Foste quando Eu menino.
Ásperos Tempos àqueles, mesmo para meninos.
Lutou um bom combate, grande guerreiro da Luta de Classe.
Nessa tua luta por liberdade inauguras-te um Novo Libertador.
II
E a luta solitária, tornou-se a Luta de toda a Humanidade.
Nunca tivera o mundo, tão grande exemplo humano.
Como seria o curso normal da história dos homens,
Como prêmio; ceifaram tua juventude.
III
Idos os anos, a roda da história gira e mais uma vez cobra o teu pedágio,
Vivemos como dantes: o reencontro para a atualização daqueles Ásperos Tempos.
Hoje, como ontem a casa grande se faz surda,
Aos lamentos tristes da Senzala.
IV
A casa grande sabe que, tal qual a folhinha do calendário, está com os dias contados.
Usando hoje o mesmo Estado assassino que levou Neruda, Lorca, nossos 2 Carlos e, tantos…
Ontem, respondia à democracia, com quartéis e seus canhões desumanos.
Hoje, responde à “jovem democracia”, filha dos Ásperos Tempos;
Com a mesma velha “justiça burguesa” de dantes.
Querem calar a verdade, que já, história!!! Assassinando-os em vida.  Tempo Áspero!
O PT, nem tampouco as eleições de 2014, são seus alvos principais.
Mas, sim, sua herança de herdeiros legítimos dos Ásperos Tempos,
Nossos 2 Zés: O José Dirceu e o José Genoino.
Já não se faz mais burguês como antigamente.
A Casa Grande assassinou o Che para sangrar a Revolução Cubana,
Deu até hoje com os burros n`água. Repete hoje o mesmo erro histórico.
Calaram a voz firme na defesa da Luta de Classes, do Che,
Mas, como resposta à sua morte,
A História da Humanidade nos deu o Mito
E Vida Eterna aos Ideais de Liberdade.

* Diretor da FUP.

Figuraça da semana

Pontualidade seletiva

Imagine a cena: um grupo de trabalhadores aguarda um voo para embarcar. Fazem todos os procedimentos de checkin e briefing e apenas terminam de conversar com um dirigente sindical antes de entrar para o embarque. Quando o fazem, são avisados de que o voo foi cancelado. Motivo: atraso dos trabalhadores, que foi de menos de três minutos. Aconteceu nesta segunda, 25, no Aeroporto de Cabo Frio, como registrou o site do sindicato. A intransigência do Apoio Aéreo local saiu caro para a empresa, que teve que programar um voo extra para levar os petroleiros, mais de cinco horas depois. Mais informações sobre o caso, denunciado pelo diretor Vicente Marques, podem ser lidas em http://bit.ly/1cvSqBO.

P-51 denuncia com greve de fome situação precária da alimentação

Sindipetro-NF exige solução imediata do problema, que também atinge outras unidades, entre elas a P-40. Sindicato avalia que o tema envolve a segurança física e psicológica dos trabalhadores

A que ponto chegou a maior empresa do País e uma das maiores do mundo. Nesta semana, o Sindipetro-NF recebeu manifesto dos trabalhadores da P-51, plataforma da Bacia de Campos, com a denúncia de que os petroleiros precisaram fazer uma greve de fome, durante toda a segunda, 25, para protestar contra a degradação das condições de alimentação a bordo.
 E esta não é a primeira vez que o sindicato registra reclamações dos trabalhadores sobre problemas na alimentação e condições de higiene a bordo de plataformas. Outra unidade com situação semelhante é a P-40.
 No manifesto da P-51, os trabalhadores denunciam que está sendo “imposta uma série de mudanças na quantidade, qualidade e forma de preparo dos alimentos, que está gerando insatisfação de todos os trabalhadores desta plataforma”.
 “Temos visto que a cada dia a qualidade de nossa alimentação está piorando, não estão sendo servidos frios; as frutas foram reduzidas em quantidade e qualidade (fora do ponto de maturação adequada para consumo). Foram retirados os pontos de frigobar (fora do refeitório) que tínhamos na plataforma e que facilitava ao acesso a frutas. Foram retiradas as garrafas de água mineral de 500ml, com isso o colaborador que não puder se ausentar de sua área de trabalho ficará sem consumir este alimento que é de grande importância ao corpo humano. Este tipo de alteração sinaliza para nós, como os elaboradores do contrato de hotelaria desconhecem nossas condições de trabalho, informamos a estes que nas áreas de produção não temos bebedouros”, registra o documento.
 Os petroleiros também protestaram também contra as restrições nas opções de lazer e de convívio nos momentos de descanso a bordo, com dificuldades no acesso à internet, games e filmes. Até mesmo o tradicional churrasco foi extinto.
Questão de segurança
 Para o Sindipetro-NF, esta questão não é secundária, como pode parecer a uma pessoa que não conhece o setor petróleo. Para quem está em espaço confinado, longe de casa e trabalhando sob tensão em um local de risco, ter acesso a uma boa alimentação e a opções de lazer é uma necessidade de segurança física e psicológica.
 O sindicato cobrou providências imediatas da empresa em relação ao tema. A gerência de SMS da companhia disse ao sindicato que, na P-40, houve falta de gêneros em razão de um problema em um container, que teria sido resolvido. Na P-51, houve a insatisfação com o novo cardápio, agravada com problemas em um balcão térmico. “Vamos dialogar com a equipe a respeito do cardápio e providenciaremos balcão térmico temporário enquanto se adquire um novo”, disse a gerência.

Organizão e Luta

Encontro de grevistas do NF vai discutir movimento

O Sindipetro-NF promove no próximo dia 12, em Campos dos Goytacazes, o Encontro de Avaliação da Greve de Outubro de 2013. A categoria terá a oportunidade de fazer uma análise do movimento, discutir experiências e ensinamentos para os próximos movimentos. Também estão previstas exposições e debates sobre a conjuntura política do País e dos embates previstos para os trabalhadores.
Inscrições
 Qualquer petroleiro que fez a greve de outubro, de qualquer base ou plataforma, pode participar. Basta enviar e-mail com o pedido de inscrição para [email protected]. O trabalhador deve informar se precisará de hospedagem (de uma ou duas diárias), que terá custos cobertos pela entidade. O sindicato também cobrirá as despesas de alimentação e transporte.
 O NF orienta aos trabalhadores das plataformas e de Cabiúnas que se organizem, por meio de reuniões setoriais, para que garantam o envio de pelo menos dois representantes por unidade marítima — ou da base, no caso do Tecab —, não havendo número máximo para a participação.

Encontro de Avaliação da Greve de Outubro de 2013

Data: 12 de dezembro de 2013
Local: Espaço Celebra – Av. 15 de Novembro 252 Caju – Campos dos Goytacazes
Programação:
8h – Deslocamento de hoteis (para que estiver em hoteis pelo sindicato) para o local do evento
8h30 – Café e credenciamento
9h – Abertura com Análise de Conjuntura – Dieese
9h40 – Debates sobre a conjuntura
11h – Avaliação – Diretoria/Assessoria Jurídica
11h40 – Debates sobre avaliação e conclusão
13h – Encerramento do encontro
13h30 – Almoço e Confraternização
Inscrições: Enviar email para [email protected] com nome completo, unidade de origem na Petrobrás, local de residência, necessidades de hotel de uma ou duas diárias, necessidade de transporte, tamanho de camisa e telefones de contato.
Cobertura de despesas: Todas as despesas de alimentação, transporte e hospedagem serão cobertas pelo sindicato.
Público: Qualquer trabalhador que tenha participado da greve na Petrobras no Norte Fluminense de 17 a 23 de outubro.

Greves do Repouso

Aberto prazo para pedir reposição de desconto

O Sindipetro-NF vai realizar, em caráter excepcional, o reembolso dos valores descontados pela Petrobrás dos petroleiros que participaram das greves nos dias 25 de julho e 9 de agosto deste ano, pelo pagamento dos reflexos da hora extra no Repouso Remunerado.
A decisão foi tomada nas assembleias da categoria que aprovaram o Acordo Coletivo, no final de outubro, e passa a ser implementada pela entidade.
Para o Sindipetro-NF, o reembolso é uma forma de sinalizar para a Petrobrás que a força e a solidariedade da categoria são maiores do que qualquer tentativa de intimidar a organização dos trabalhadores.

Contracheque
O trabalhador grevista que teve desconto registrado em seu contraqueque deve enviar, até o dia 10 de janeiro, cópias para o e-mail [email protected].

Erramos
A edição 823 do Nascente, que circulou na última sexta, 22, errou as datas das greves pelo Repouso Remunerado. As corretas são as que aparecem nesta notícia.

Consciência Negra

Colégio de Macaé na expectativa

O Sindipetro-NF promove no próximo dia 9, às 14 h, no Colégio Engenho da Praia, em Macaé, a entrega da premiação do concurso de redação que marcou as comemorações do Dia da Consciência Negra.  O colégio foi escolhido pelo seu trabalho sobre a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares de educação.
Vídeo
 Assista a vídeo produzido pela Imprensa do NF sobre o concurso em http://bit.ly/I54Nf2.

NF lança hoje documentário em Campos

O Sindipetro-NF lança hoje, às 19h, no Campus da UFF (Universidade Federal Fluminense) em Campos dos Goytacazes, o documentário “Forró em Cambaíba”, realizado pelo Departamento de Comunicação da entidade.
 Com duração de 90 minutos, o filme registra a madrugada da ocupação do MST nas terras da antiga usina Cambaíba, em Campos, em 2 de novembro de 2012. Também são abordados aspectos históricos ligados ao mundo do trabalho na produção do açúcar, o assassinato do líder Cícero Guedes dos Santos e a denúncia de que os fornos da usina foram utilizados durante a Ditadura Civil-Militar brasileira para queimar corpos de militantes políticos de esquerda.
 Entre outros entrevistados, o documentário traz o depoimento do ex-delegado do DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social), Cláudio Guerra, autor das denúncias sobre o desaparecimento dos corpos, no livro “Memórias de uma guerra suja”, gravado no próprio local aonde, segundo ele, teriam ocorrido os crimes.
 O filme também registra a versão da ex-proprietária da usina, Cecília Ribeiro Gomes, que nega a possibilidade da ocorrência dos casos.
Bate papo
 Após a exibição do documen-tário, haverá bate papo com os profissionais que realizaram o trabalho e com a pesquisadora Ana Maria Almeida da Costa, com moderação do jornalista Alexandro Florentino.

Desrespeito ao trabalhador

Aeroporto de Macaé lotado em mais um dia de caos

Com a enorme transferência de voos de outros aeroportos para Macaé, por conta de problemas meteorológicos na região, o caos acabou se instalando no local na quarta, 27. Segundo diretores do Sindipetro-NF, Marcelo Abrahão e Marcos Breda, que estavam no aeroporto, na parte da manhã não aconteceram grandes problemas porque as transferências foram feitas em horários escalonados.
 Entretanto, na hora do almoço, uma grande quantidade de pessoas chegou para o embarque, para voos que haviam sido transferidos desde a segunda e a terça-feira para Macaé. O saguão, então, ficou intransitável. Como o sistema de som na área da Infraero não funcionou, os trabalhadores foram obrigados a ficar dentro da área da Petrobrás para ouvir os avisos e chamadas. Além disso, o ar condicionado e os banheiros não davam conta para atender quem se espremia no aeroporto.
 O Sindipetro-NF questionou o gerente de SMS do E&P-Serv sobre a lotação do saguão e sobre a necessidade de estipular uma capacidade máxima para garantir conforto e segurança para quem embarca ou trabalha no local. Até o fechamento dessa edição do Nascente a Petrobrás não havia se posicionado a esse respeito.
 Outro questionamento feito pelo sindicato foi o fato da empresa manter os trabalhadores por cinco horas no local, sabendo previamente que eles não iriam embarcar naquele dia, mesmo havendo condições de voo. Após a intervenção da diretoria sindical, dez voos que estavam marcados para as 14h15 foram cancelados e foi providenciado hotel e transporte.

Normando

RR: Justiça ainda está paralisada

Normando Rodrigues*

Em reunião com nossos advogados, durante Correição Ordinária nas 1ª e 2ª varas do trabalho de Macaé, essa semana, a desembargadora Glória Regina Ferreira de Mello, vice-corregedora do TRT1, solicitou explicitamente que não distribuamos novas ações individuais de execução até que o Tribunal decida o que fazer com elas.
Apenas nosso escritório compareceu à reunião, em que pese o impasse quanto à competência das varas paralisar todos os processos, sejam nossos, sejam de outros advogados.
A vice-corregedora informou que o desembargador Cesar Marques Carvalho, gestor regional do Projeto de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça, intentará um acordo de execução entre as partes do processo principal, Sindipetro-NF e Petrobrás e, de fato, audiência com esse propósito foi marcada para 5 de Dezembro.
Em Fevereiro de 2014 a ação completará 2 anos de trânsito em julgado – momento em que não mais cabem recursos para discutir o mérito da questão, e se inicia a execução – sem andamento significativo rumo ao pagamento, a não ser a elaboração dos cálculos por nossa parte.
Apenas para decidir que a execução se daria via ações individuais, e não de forma coletiva, como queríamos, a Justiça do Trabalho levou 9 meses. E ainda assim a decisão somente se deu por resultado de manifestação na porta das varas.
Em contrapartida, na Greve de 1995, quando se tratou de executar as multas a favor da Petrobrás, a Justiça do Trabalho levou 9 dias, contados da distribuição da ação de conhecimento (do protocolo inicial da ação) para penhorar os bens dos sindicatos.

Curtas

De olho na P-18

O Sindipetro-NF recebeu de petroleiros da P-18 a denúncia de que um coman está praticando assédio moral. Ele quer proibir os trabalhadores do regime de turno de se alimentarem antes
das 19h, e está ameaçando pontuar negativamente o GD de quem o fizer. O NF reúne provas deste comportamento e está de olho no caso.

Setor Privado

O Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado do Sindipetro-NF está nos preparativos da tradicional confraternização de fim de ano da categoria. A entrada é franca e os petroleiros das empresas privadas estão convidados. Será no dia 5 de dezembro, 19h, na sede do sindicato, em Macaé.

Curtinhas
** Representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, o coordenador do NF, José Maria Rangel, informou nesta semana em seu blog a pauta da reunião do CA que está marcada para hoje. Entre os temas, estão Reunião do Comitê de SMS e discussão da Política de Segurança Industrial. Confira outros assuntos em www.zemarianoca.org.br.
** ERRAMOS: Em matéria sobre a devolução dos descontos das greves do Repouso Remunerado, o Nascente da semana passada se equivocou nas datas dos movimentos. Confira a versão correta da notícia na página 3 desta edição.