Diretor do Sindipetro-NF denuncia autoritarismo na CIPA da P-53

Na quarta, 13, o diretor do Sindipetro-NF, Marcio Ferreira, embarcou em P-53 para participar de uma reunião de CIPA. Assim que chegou na unidade teve um embate com o Geplat que não deixou que o dirigente conversasse em particular com os cipistas.

” O gerente de P-53 agiu com autoritarismo alegando que ele era o presidente da Cipa e que não permitiria que eu me reunisse com os trabalhadores, porque não há nada para ser escondido. O Geplat parece não conhecer o código de ética que garante o respeito ao direito de livre associação e incentiva a participacão dos trabalhadores – comentou Marcio.

Durante a reunião os membros da Cipa questionaram a respeito do desmaio de um trabalhador na área, mas a gerência respondeu que “o fato não era questão para ser discutida naquela reunião, pois não era acidente e nem incidente, apenas um mal súbito”. Como presidente da CIPA da plataforma o gerente devia saber que a CIPA tem a atribuição de discutir todos os assuntos relacionados a saúde ocupacional e a segurança e nesse caso há aspectos importantes a serem analisados. O sindicato quer saber qual o interesse de proibir o assunto e vai questionar isso na reunião local de SMS.

Os cipistas também reclamaram que as pendências da Cipa, não tem tido prioridade nenhuma por parte da empresa. A unidade entra em parada no dia 28 de novembro e, segundo os trabalhadores não vai ser resolvido nenhuma pendência da cipa. Além disso,  na parada não terá nenhum cipista a bordo, pois nos grupos da parada não tem cipista. O diretor do NF, Marcio disse que o anexo 2 da NR-30 prevê que  é obrigatório haver cipistas a bordo. O geplat ficou de verificar essa obrigatoriedade.
Para o sindicato a postura autoritária é inaceitavel e por isso levará o caso inicialmente a comissão local de SMS e, se for necessário, aos orgãos de fiscalização.