P-08 dá informe sobre dois primeiros dias da greve

Petroleiros de P-08 enviaram nesta manhã ao Sindipetro-NF um resumo da situação a bordo nos dois primeiros dias da greve. Como tem ocorrido em outras unidades, a atuação das equipes de contingência têm levado risco para a segurança.

Confira os fatos registrados na plataforma:

“P-08, 19/10/13.

Resumo das ocorrências dos dois primeiros dias de Greve (17/10/13 e 18/10/13).

· A lista de equipe de emergência (FAINA) contém nomes de funcionários em GREVE e, por esse motivo, a empresa os mantém em cárcere privado.

· Foram realizadas convocações e reconvocações nominais para compor a Faina, porém ninguém assinou a convocação. Em vista disto, os Geplats passam a responsabilidade dos postos da Faina com o seguinte discurso: “não existe nenhuma criança aqui, todos sabem de suas responsabilidades”.

· Foi feita uma lista de grevistas que irão desembarcar no dia hoje (19/10), porém não atende as reinvindicações do Sindicato. A lista contém 17 pessoas, sendo que estamos em 26 pessoas. É notória a tática de enviar voos com números de vagas reduzidas para quebrar a força do movimento a bordo.

· Em ocorrência de alarme proveniente de acionamento indevido de AMI (17/10/13), foi constatado que a contingência não é capaz de compor a FAINA.

· As equipes contratadas aqui presentes não têm noção do movimento e da falta da equipe de emergência, continuando assim os trabalhos rotineiros, inclusive trabalhos a quente em área classificada, trabalhos sobre o mar e hidrojateamento.

· Por possíveis erros de operação, constatamos alagamento no convés inferior com risco de derramamento de óleo no mar e transbordamento do tanque de água potável.

· A equipe de contingência está sendo mantida por pelegos com mais de 18 dias a bordo.

· Grevistas estão promovendo salva de palmas para os pelegos no refeitório, principalmente pelegos que não tem cargo de liderança.”