P-07 encaminha manifesto ao Sindipetro-NF

Os trabalhadores de P-07 encaminharam para o Sindipetro-NF um manifesto tirado em assembleia realizada no dia 17. Leia a íntegra da ata e do manifesto abaixo:

ATA DE ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES EM P-VII.

Os trabalhadores residentes em Petrobras-VII, reunidos em Assembleia fazem saber que no dia dezessete de outubro de dois mil e treze as zero hora e dois minutos foi encaminhado documento de Passagem de responsabilidade, assinado por todos que participaram da assembleia, que pela representação da Comissão de Greve foi encaminhado em mãos do Preposto da Petrobras o Gerente da Plataforma, esta passagem se deu de maneira ordeira e pacifica, de forma soberana a Assembleia resolveu atender a solicitação da Empresa mediante o Interdito Proibitório ajuizado na 1ª Vara do Trabalho de Macaé que se refere à de não utilizar a Sala de Controle para a Assembleia e de entregar a Planta em “Operação normal”.

Nos trabalhadores residentes em P-07 queremos deixar claro a todos os companheiros do sistema Petrobras que nossa luta tem foco prioritário numa contraproposta da Petrobras que atenda de forma digna os anseios da classe e que esteja a altura de uma das maiores empresas de Energia do mundo no que tange as Clausulas financeiras, Clausulas Sociais do ACT, um acordo de PLR linear e igualitária e que sejam retiradas todos os tipos de punições e (ou) advertência a trabalhadores engajados nas Lutas sindicais de qualquer natureza.

Com base neste norte estamos encaminhando o nosso manifesto com os seguintes pontos:

I.1. Quanto a punições e advertências e o direito de Greve.

Seguindo a linha de raciocínio acima exposta, condicionar as próximas rodadas de negociação do ACT, a retirada das punições e advertências sofridas durante o movimento de greve ou de mobilizações.
Nos trabalhadores residentes em P-07 manifestamos também a nossa indignação e somos totalmente contrários as praticas e decisão tomada por parte da Gerencia da Petrobras a de transferências arbitrarias de colegas de trabalho para outras Unidades Marítimas, esse fato tem sido recorrente em outras unidades não sendo diferente aqui em P-07, todas as vezes que os companheiros discordam de decisões gerenciais discriminatórias e despóticas que afetam as questões de segurança em prol da “continuidade Operacional”, divergências de opinião sobre gestão a bordo, conflito de interesses, manifestação de opiniões contrarias e principalmente o exercício do direito de greve e mobilizações que se fazem necessárias e que são asseguradas por lei, entre outras manifestações.
Também apoiamos as demais Unidades da Bacia de Campos , que sinalizaram para o SindipetroNF, para que se faça cumprir o Estatuto Social do Mesmo , no que tange aos Deveres dos Associados, Processo Disciplinar e Penalidades , art.7º e art.8º.

I.2. Quanto a Mobilização de Paralização de PT’S.

Nos de P-07 nos posicionamos Contrários a esta forma de Luta por entender que este tipo de mobilização deixa vulnerável apenas um núcleo da força de trabalho
“a operação” onerando e expondo os trabalhadores da Produção a retaliações por parte da Gestão Petrobras.

I.3. Quanto ao Reajuste salarial indexado a RMNR (Reajuste ZERO).

Somos totalmente contrários ao reajuste real zero no salário base, sendo efetivado desta feita em Acordo Coletivo de Trabalho reajuste apenas sobre RMNR. Estamos a 17 anos com reajuste apenas pela inflação, política que penaliza todos os trabalhadores, mas principalmente os aposentados e pensionistas.Até mesmo o abono, “prejudicial a categoria”, é quase 50% menor que o fechado no ano passado.

I.4. Acordo de Participação de Lucro e Resultados.

Somos totalmente contrários ao Regramento com Metas, a Proposta apresentada pela Petrobras nesta ultima semana já é bem conhecida pela categoria e apresenta a toda força de trabalho uma armadilha grave:
O acordo com metas para o Regramento da PLR.
Nem a FUP nem o Sindicato detalharam a proposta nos seus materiais, somente repetindo que:”Quanto a PLR futura, a Petrobras apresentou uma proposta que varia em torno de no mínimo 4% a 5,25% em relação as metas pactuadas”.Vale a pena recordar a discussão e o posicionamento da FUP e Sindipetronf até agora, para que todos os companheiros independente de Plataforma ou ativo, possam tirar suas próprias conclusões.

I.5. Em apoio aos Manifestos encaminhados por Outras Unidades.

Nós trabalhadores de P-07 apoiamos os manifestos encaminhados pelos companheiros de P-18, P-51, P-20, P-26, P-37, P-48, P-56, P-08, P-27, P-52.Referente aos TBM’s , Técnicos de Segurança e também referente ao Anexo II da NR-30 refrente a
Clausula-10.2.2.