Começa à meia noite a greve nacional dos petroleiros

Começa daqui a pouco, à meia noite, a greve nacional dos petroleiros. A categoria protesta pelo atendimento das pautas da Campanha Reivindicatória, contra o leilão do campo de Libra e pela derrubada do PL 4330, sobre a terceirização. No Norte Fluminense, 42 das 46 plataformas aprovaram nas assembleias a adesão ao movimento, que também ocorre nas bases operacionais e administrativas de terra.

O Sindipetro-NF divulgou orientações aos grevistas e um comunicado à sociedade sobre as motivações da greve. A entidade mantém o movimento mesmo com a Petrobrás tendo recorrido ao recurso de buscar a proibição da greve na justiça (interdito proibitório).

No Terminal de Cabiúnas, da Transpetro, houve corte de rendição às 23h e a operação foi assumida pela equipe de contingência da empresa. O Sindipetro-NF recebeu informação de que a entrega da operação também foi antecipada na plataforma P-08.

Os diretores do sindicato estão em plantão durante a madrugada nas bases, sedes da entidade e nos telefones celulares, no monitoramento dos primeiros passos da paralisação.

Rádio NF faz a cobertura da greve.