Sindicato mantém a greve, apesar da liminar (interdito proibitório)

A Petrobrás conseguiu na 1a Vara do Trabalho de Macaé uma proibição judicial da greve (Interdito Proibitório). Na decisão, o juiz diz que a sala de controle não deve ser ocupada e que a produção não deve ser parada. Por descumprimento dessa decisão, a justiça impôs uma multa ao sindicato por convocar a greve, e o NF irá discutir essa questão judicialmente.

Para o sindicato a decisão do juiz não condiz com o que determina a Lei de Greve. O Sindipetro-NF ajuizou um Mandado de Segurança para garantir o direito dos grevistas de desembarcar e não foi avaliado até agora por essa mesma Vara do Trabalho.

“A justiça atendeu às necessidades do capital e não ouviu em nenhum momento o Sindipetro-NF. Tomou sua decisão só ao que tange às necessidades da empresa e quanto ao pedido do Sindicato, de garantir o elementar direito de desembarcar, o mesmo juiz silenciou. Disse que decidirá após ouvir a Petrobrás. Mais uma vez a justiça se posiciona do lado contrário aos trabalhadores” – afirmou o coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel.

O NF afirma para a categoria que essa questão é relativa apenas à entidade e a justiça, e que não envolve os trabalhadores. A orientação do Sindipetro-NF para a categoria é que a greve continua nos mesmos moldes definidos anteriormente. Juntos somos mais fortes!