Sindicato divulga orientações para a greve nas diversas bases

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O sindicato divulga abaixo o comunicado com orientações para a greve nas bases do Norte Fluminense:

Orientações de greve para às plataformas 

1 – Os trabalhadores devem eleger uma comissão de greve. Os trabalhadores que embarcaram após a assembleia da plataforma devem se envolver na greve, acatar a decisão da maioria e participar da eleição e/ou da comissão de greve. 

2 – A Petrobras embarcou pelegos dias antes da greve conforme monitorou o sindicato. Dessa forma, a empresa antecipou a sua estratégia contra a greve. Por esse motivo, o sindicato convoca assembleias simultâneas em todas as sala de controle a partir das 19 horas do dia anterior a greve, com a presença dos dois grupos. O objetivo é estabelecer estratégias para cumprir a decisão dos trabalhadores de parar a produção, entregar a plataforma e pedir o desembarque. 

2 – A partir de zero hora da data de inicio da greve os trabalhadores vão iniciar os procedimentos para a parada segura da unidade e oferecer ao preposto da Petrobras a bordo o documento de entrega e o pedido de desembarque. O documento passa toda a responsabilidade sobre a plataforma para o preposto e caso nege assinar todos os trabalhadores devem assinar o termo como testemunhas. No campo das ocorrências do documento devem ser anotadas todas as informações que sejam relevantes e/ou diferentes do previsto. A plataforma será considerada entregue, a partir do oferecimento do documento para a assinatura, mesmo que o preposto se negue assinar. O documento de entrega está no final deste comunicado. Não deixar cópia do documento em caso de negativa do preposto em assiná-lo. O original do documento deve ser entregue no sindicato. 

3 – O pedido de desembarque será feito mesmo que haja alegação, por parte do preposto da Petrobras, que não há condições de manter a plataforma segura. Para o sindicato o momento propício para este tipo de alegação é no acordo de greve que o sindicato sempre tentou pactuar com a Petrobras. A empresa sempre se nega a celebrar acordo de greve com os representantes dos trabalhadores e, dessa forma, é responsável pelas consequências dessa atitude. A negociação de equipe mínima é para ser feita entre o sindicato e a Petrobras e a nossa orientação é de desembarque de todos os trabalhadores grevistas, incluindo os do lastro e facilidades elétricas. 

4 – Após zero hora da data de início da greve os dois grupos devem se manter na sala de controle até que a parada segura da unidade esteja concluida, quando sairão para se preparar para o desembarque. Todos os grevistas devem comparecer a partir de sete horas na recepção para a pesagem, onde se manterão prontos para o desembarque. 

5 – O desembarque somente será realizado se for garantido para todo o grupo de grevistas. Caso a Petrobras se nege a desembarcar todos os grevistas, o sindicato deve ser informado e denunciará cárcere privado. Os trabalhadores a partir desse momento se considerarão prisioneiros. A partir do início da greve os trabalhadores não serão participantes formais das brigadas, equipes de emergência e abandono. Os trabalhadores continuarão respeitando e colaborando com o princípio da sobrevivência do homem no mar, porém na condição de passageiros. 

6 – As plataformas de perfuração e de manutenção e segurança devem parar suas atividades fim, de forma segura como nas plataformas de produção. 

7 – Os trabalhadores das sala de controle remoto em terra devem proceder em concordancia com as estratégias estabelecidas na assembleia a bordo, entregar a sala e sair, comparecendo a reunião no sindicato às 17 horas. 

8 – Caso haja corte da comunicação os trabalhadores devem exigir o contato com o sindicado como está previsto pela lei de greve. Além disso, não devem mudar os procedimentos previstos até que essa comunicação seja restabelecida. 

9 – Os trabalhadores que desembarcarem devem procurar os diretores sindicais de plantão nos aeroportos que orientarão para o deslocamento até o sindicato. 

10 – Os trabalhadores que estão programados para embarcar do dia do início da greve em diante deverão dirigir-se ao sindicato para receberem orientações de como participar das atividades do sindicato. Haverá reunião com todos os grevistas de todas as bases às 17 horas do dia do desembarque na sede do sindicato em Macaé.

Orientações de greve para as bases de terra: 

Os trabalhadores do administrativo das bases de terra não devem entrar nas sedes a partir da data do início da greve e devem comparecer na sede do sindicato em Macaé para receber orientações de como participar das atividades do sindicato. Haverá reunião com todos os grevistas de todas as bases, às 17 horas, na sede de sindicato em Macaé . 

Orientações de greve para o TECAB:

1 – Haverá corte de rendição no Terminal de Cabiunas a partir de zero hora da data de início da greve

2- O grupo que não será rendido às 23 horas da dia anterior a data de início da greve vai iniciar os procedimentos para a parada segura do terminal e oferecer ao preposto da Transpetro o documento de entrega . O documento passa toda a responsabilidade sobre o terminal para o preposto. Caso ele se nege assinar, todos os trabalhadores devem assinar o termo como testemunhas. No campo das ocorrências do documento devem ser anotadas todas as informações que sejam relevantes e/ou diferentes do previsto. O terminal será considerado entregue a partir do oferecimento do documento para a assinatura, mesmo que o preposto se negue assinar. O documento de entrega está no final deste comunicado. Não deixar cópia do documento em caso de negativa do preposto em assiná-lo. O original do documento deve ser entregue no sindicato. 

3 – Os trabalhadores devem sair do terminal mesmo que haja alegação, por parte do preposto da Transpetro, que não há condições de manter o terminal seguro. Para o sindicato o momento propício para este tipo de alegação é no acordo de greve que o sindicato sempre tentou pactuar com a Transpetro. A empresa sempre se nega a celebrar acordo de greve com os representantes dos trabalhadores e, dessa forma, é responsável pelas consequências dessa atitude. A negociação de equipe mínima é para ser feita entre o sindicato e a Transpetro e a nossa orientação é de saida de todos os trabalhadores grevistas.

4 – Os trabalhadores que sairem devem procurar os diretores sindicais de plantão no terminal que orientarão para o deslocamento até o sindicato. Haverá reunião com todos os grevistas de todas as bases às 17 horas do dia do desembarque na sede do sindicato em Macaé.

DOCUMENTO DE ENTREGA E PEDIDO DE DESEMBARQUE – PLATAFORAMAS

Nós, empregados da Petrobras da plataforma ________ declaramos, para os devidos fins, que esta unidade está sendo entregue às ___ horas do dia ___/___/____, com o que concordam os prepostos da empresa.
Pelo presente instrumento, entregamos a plataforma conforme a decisão da categoria durante o período da greve por tempo indeterminado aos prepostos da Petrobras que por esse termo assumem total responsabilidade pela unidade.
Solicitamos formalmente nosso desembarque coletivo. Para o desembarque exigimos:
1 – o desembarque terá que ser de todo o grupo grevista
2 – as vagas nos voos serão alocadas de forma a não caracterizar um voo do pessoal de manutenção e um voo do pessoal de operação.
Caso a empresa não nos desembarque passamos a condição de passageiros, prisioneiros e grevistas, não realizaremos nenhum trabalho e deixaremos de compor brigadas de incêndio, equipes de resgate, emergência, abandono e todas outras funções das fainas de emergência a bordo.
OCORRÊNCIAS:
Relatar no documento as ocorrências importantes e/ou diferentes do previsto e aquelas que por irresponsabilidade da empresa podem atentar contra a saúde e segurança de pessoas e/ou instalações.
Listar nome e matrícula de todos os grevistas a bordo que solicitam o desembarque
Data, hora, nome, assinatura do representante da empresa

No caso de os prepostos não assinarem escrever: Atestamos que
os prepostos da Petrobras não quiseram assinar este termo e consideramos a plataforma entregue

 

DOCUMENTO DE ENTREGA  – TECAB

Nós, empregados da Petrobras/Transpetro do TECAB – Terminal de Cabiúnas declaramos, para os devidos fins, que o termanal está sendo entregue às ___ horas do dia ___/___/____, com o que concordam os prepostos da empresa.

Pelo presente instrumento, entregamos o termanal conforme a decisão da categoria durante o período da greve por tempo indeterminado aos prepostos da Petrobras que por esse termo assumem total responsabilidade pela unidade.

OCORRÊNCIAS:

Relatar no documento as ocorrências importantes e/ou diferentes do previsto e aquelas que por irresponsabilidade da empresa podem atentar contra a saúde e segurança de pessoas e/ou instalações.
Listar nome e matrícula de todos os grevistas a bordo que solicitam o desembarque
Data, hora, nome, assinatura do representante da empresa

No caso de os prepostos não assinarem escrever: Atestamos que
os prepostos daTranspetro não quiseram assinar este termo e consideramos o Terminal entregue.