No dia 26 de agosto os trabalhadores de Pargo enviaram junto com uma ata de assembleia um manifesto de apoio ao manifesto de PCE-1 divulgado pelo sindicato em 23 de agosto. Os trabalhadores informam no documento que as mesma situações e reivindicações sobre necessidade de melhorias da qualidade de vida a bordo das plataformas. Por uma falha interna do sindicato o manifesto de apoio de Pargo só esta sendo divulgado agora.
Apoio ao Manifesto de PCE-1
– Sobre qualidade de vida e lazer a bordo –
Nós, trabalhadores da Plataforma Central de Enchova, fazemos esse manifesto em nome de todos os trabalhadores das plataformas da Bacia de Campos, tanto da Petrobrás quanto das empresas contratadas. Há tempos reivindicamos melhoria na qualidade de vida a bordo, com maior oferta de lazer e comunicação decente. No entanto, essas condições, na realidade geral da Bacia, só têm piorado. Quadras de esporte (onde havia) em sua maioria foram transformadas em depósitos. Ligações externas são limitadas em muitos lugares, sem contar o fato de que para companheiros terceirizados o direito de telefonar para sua família simplesmente não existe. A internet recreativa, limitada a uns poucos computadores, não supre, nem de longe, a demanda dos residentes e na maioria das vezes possui uma velocidade muito baixa. Vivemos, a bordo, em um regime de confinamento, por 14 dias estamos longe das nossas famílias, amigos, das opções de lazer em terra e etc. O mínimo que deveríamos ter é uma condição de lazer e de comunicação descente para todos.
Preocupa-nos os rumos que a Petrobrás está tomando. O PROCOP (Programa de Otimização de Custos Operacionais) e a política de desinvestimento, pelos vários exemplos, vem nos indicando que representará uma piora nessas condições. Não são poucos os casos de plataformas operando com um contingente reduzido, não são poucos os casos de acidentes causados pelo descaso com a segurança operacional, priorizando a produção acima de tudo, não são poucos os casos de trabalhadores que sofrem com assédio moral por parte da chefia, o que gera problemas psicológicos e levam a um alto nível de estresse, que vem causando até a morte de trabalhadores, inclusive a bordo.
Vimos, por meio deste manifesto, reivindicar a melhoria das nossas condições de vida a bordo. Reivindicamos mais opções de lazer, um sistema de internet wi-fi (que inclusive existe há anos nas plataformas estrangeiras que exploram o petróleo na bacia de campos) e que todos e todas possam fazer chamadas telefônicas para seus familiares, sem discriminação. Acreditamos que isso é perfeitamente realizável, só falta vontade e o mínimo de consideração àqueles que produzem todo o petróleo desse país. Convocamos todas as plataformas a assinarem esse manifesto ou a enviarem os seus próprios. Que a nossa qualidade de vida a bordo também seja pauta nas lutas da categoria!
•Por opções de lazer a bordo!
•Por um sistema de internet wi-fi já!
•Pelo fim do limite de ligações! Pelo direito de todos os trabalhadores fazerem ligações telefônicas gratuitas! Pelo fim da discriminação aos trabalhadores contratados! Direitos iguais!
•Por 14 x 21 para todos!