Leia manifesto da P-20

O sindicato recebeu em 01/10/2013 o manifesto dos petroleiros de P-20. Leia também a resposta da Diretoria do Sindipetro-NF no documento enviado por fax  “Aos Companheiros de P-20”.

À diretoria do Sindipetro – NF, categoria petroleira e toda classe trabalhadora do Brasil.

Nós abaixo assinado, trabalhadores da plataforma Petrobrás-20 e que nos reunimos no dia 29 de setembro de 2013, nos manifestamos em repúdio à condução, por esta diretoria, nos últimos movimentos dos trabalhadores da Bacia de Campos. No últimos movimento do dia 30 de agosto quando chamou apoio ao movimento da classe trabalhadora no Brasil, dando continuidade ao movimento realizado pela centrais sindicais em 11 de Julho e às jornadas do povo brasileiro em junho. POR UM BRASIL MELHOR, mas enviou comunicado (assinado pelo coordenador Zé Maria) à Petrobrás, na figura do Preposto do E&P, que o movimento era somente pelo pagamento do REPOUSO SEMANAL REMUNERADO. FALTANDO COM A VERDADE.

Também nos manifestamos em repúdio ao indicativo desproporcional e fraco (paralisação de PT´s) de movimento da categoria, quando está em jogo um dos maiores retorcessos dos direitos da classe trabalhadora no Brasil dos últimos (70) setenta anos na figura do PL 4330, bem como já não bastasse a maior venda privatizada de riquezas naturais da história deste país, nosso petróleo, que representou nos últimos tempos a esperança de um Brasil melhor. A gota final que não de água, mas de óleo, (e que gota!) é o tenebroso LEILÃO do maior campo de petróleo do mundo! LIBRA!

Entendemos que em tempos de acordo coletivo estamos preparados para a luta e que essa diretoria jamais ouse duvidar disso, como fez agora indicando movimento de paralisação de PT´s. Nós trabalhadores desta categoria no NF estamos envergonhados por sermos conduzidos a nos esconder da luta por um Brasil melhor e pedimos desculpas a toda a classe trabalhadora brasileira.

Sem mais para o momento, lamentamos muito.

Aos Companheiros de P-20

Acusamos o recebimento do manifesto assinado por trabalhadores da P-20 de forma democrática. Igualmente de forma democrática, em resposta, temos os seguintes comentários :

1 – A condução dos movimentos pela direção do Sindipetro-NF tem sido aprovada por mais de 90 % dos trabalhadores das plataformas da Bacia de Campos. Se observarem atentamente os números dos resultados das assembléias dos movimentos de 25/07, 09/08, a aprovação e o adiamento da greve de 48 horas prevista para iniciar no dia 30, irão confirmar que não estamos faltando com a verdade.

2 – As mobilizações encaminhadas pela diretoria do Sindipetro-NF são discutidas com representantes de plataformas, do terminal de Cabiúnas e das bases de terra em seminários de greve, amplamente divulgados. O último deles realizado nos dias 12 e 13 de agosto, no Hotel Vilarejo, em Rio das Ostras.

3 – O movimento de paralisação de PT´s ainda é um instrumento importante de mobilização da categoria, reconhecido pelos vários seminários de greve e debates da diretoria. Sendo bem realizado o movimento tem um impacto importante nas atividades da companhia já comprovado e é copiado por outros sindicatos de petroleiros no Brasil, inclusive daqueles sindicatos dissidentes da FUP.

4 – O Sindipetro-NF está participando ativamente com a CUT, a FUP e os demais movimentos sociais das batalhas contra o leilão de Libra e contra a aprovação do PL 4330. Estamos nesse momento acampados em frente ao Congresso Nacional, que pode ser comprovado pelas fotos no site da FUP. A FUP realiza um encontro da nacional da juventude petroleira no local justamente para engrossar os protestos.

5- Cabe ressaltar que a luta contra leilão de Libra e PL-4330 envolve toda a sociedade brasileira e barrar as duas iniciativas depende da mobilização de todos. E é por esse motivo que os trabalhadores, nesse delicado momento, devem buscar distinguir quem está ao seu lado e quem está contra a classe trabalhadora, torcendo pela sua derrota ou tentando tirar proveito disso. A diretoria do sindicato pode cometer equívocos, mas está e sempre esteve focada nos avanços e tem encaminhado a luta.

Portanto não há motivos para que os companheiros estejam envergonhados de realizar a luta que acertadamente aprovaram e está por iniciar. Envergonhados devem ficar aqueles que não atendem aos chamados do sindicato e furam os movimentos ou que incentivam sua rejeição, como lamentavelmente algumas poucas plataformas fizeram em nossas últimas mobilizações.

Sigamos na luta!

Saudações Sindicais