Petrobrás tenta individualizar desembarques

A Petrobrás está antecipando a situação de greve com manobras abusivas para constranger trabalhadores. Além do assédio aos trabalhadores que estão em terra, próximos do embarque (como noticiado aqui), a empresa está pressionando lideranças nas plataformas a anteciparem seus desembarques, para darem lugar aos “pelegos”.

O sindicato adverte que a greve ainda não começou, e que o trabalhador deve resistir ao assédio das chefias, discutindo coletivamente a situação. Se a empresa está antecipando o desembarque, então os trabalhadores devem exigir que todos desembarquem. A orientação do Sindipetro-NF é: “um por todos e todos por um”. A entidade não aceita que a empresa comece a selecionar quem deve e quem não deve desembarcar das unidades.

“Se um trabalhador for pressionado a desembarcar, deve dividir a questão com todos os seus companheiros. Coletivamente, os trabalhadores precisam colocar a seguinte questão para a chefia: ou desembarcam todos ou ficam todos”, explica o coordenador geral do NF, José Maria Rangel.