P-40: Ruído sobre acomodações durante 24 horas

Como denunciado no site do sindicato no último dia 12 (aqui), a gerência da plataforma P-40 está desrespeitando o Anexo II da NR-30 com a manutenção de trabalho ruidoso por 24 horas. Um erro de planejamento da gerência está obrigando os trabalhadores a acelerarem a montagem de módulos de acomodação. O caso foi denunciado pelo NF à Superintendência Regional do Trabalho (SRTE).

De acordo com relatos da categoria, um flotel foi acoplado à unidade no dia 2 de junho, para uma pré-parada de manutenção. No dia 20 seguinte, o flotel foi direcionado para outro trabalho, em Mexilhão, sem que as atividades de P-40 tivessem sido concluídas.

Nesta outra unidade, no entanto, não foi possível o acoplamento do flotel, em razão de um erro de projeto da base da gangway (ponte entre a plataforma e o flotel), em Mexilhão. A embarcação, então, no dia 9 de setembro, quase 20 dias depois, retornou para P-40 para que o trabalho na unidade tivesse sequencia.

Este erro de planejamento, que custou milhões à empresa e atrasos nas obras, também está custando riscos e desconfortos aos trabalhadores – que, além de tudo, ainda enfrentam a intransigência da gerência. Os petroleiros estão tendo o repouso perturbado por um trabalho ruidoso e ininterrupto sobre as acomodações da unidade.

O item 10.5.1.4 do Anexo II da NR-30 prevê que quando os ruídos ultrapassam 55 decibéis é necessário tomar medidas para contê-lo, sendo proibida a exposição superior a 60 decibéis. O sindicato avalia, a julgar pelo desconforto relatado pelos trabalhadores, que estes valores, se forem medidos, se mostrarão superiores aos limites da norma.

Para o Sindipetro-NF, este é mais infeliz exemplo da falta de compromisso da Petrobrás com a segurança e a saúde dos trabalhadores.