NF recebe denúncia sobre dupla função em PNA-2

O Sindipetro-NF recebeu hoje denúncia de um trabalhador de PNA-2 sobre desvio de função na unidade. De acordo com o petroleiro, a gerência da plataforma está impondo atividades de operação a trabalhadores da manutenção.

“Há pelo menos nove técnicos de manutenção (elétrica / mecânica) exercendo a função de operador constantemente para suprir a falta de operadores na plataforma, inclusive um dos nossos colegas foi punido com transferência para outra unidade por resistir a exercer essa dupla função”, disse o petroleiro ao NF, por e-mail.

O sindicato orienta os trabalhadores da unidade a formularem denúncia coletiva sobre o tema, para que a entidade tenha ainda mais documentação que comprove o procedimento da gerência e cobre providências da empresa. Também é importante que as demais plataformas indiquem coletivamente a existência de efetivos em desvio de função.

A Petrobrás, em reunião com a FUP na Comissão de Regime de Trabalho, no último dia 17, afirmou que não há nenhuma orientação da empresa no sentido de que seja feito acúmulo de função, e disse ainda não existir a figura do “operador/mantenedor”.

“A empresa afirmou que não existe nenhuma intenção da companhia em praticar desvio de função ou que os trabalhadores da manutenção pratiquem dupla jornada. O RH da Petrobrás ressaltou que a companhia desconhece os casos citados pela FUP, como a nova função de operador\mantenedor, por exemplo, e comprometeu-se a elaborar um documento interno da empresa, orientando o não reconhecimento desta dupla função”, informou a FUP.

O sindicato vai exigir da Petrobrás o cumprimento do compromisso e a apuração rigorosa de casos como o denunciado em PNA-2.