P-35 e a UMS Cidade Arraial do Cabo realizam ato conjunto e enviam manifesto ao sindicato

Leia a integra do documento assinado por mais de trezentos trabalhadores:

Manifesto de P35 / CIAC

Nós, trabalhadores petroleiros embarcados nas unidades de P35 e UMS-CIAC, realizamos assembleia conjunta com petroleiros próprios os e contratados, como meio de adesão a mobilização nacional convocada pelas Centrais Sindicais.
0 setor petróleo e um setor estratégico para a economia brasileira, e marcado pela privatização e precarização.

A Petrobras, agindo para atender aos interesses de seus acionistas privados, terceiriza
intensivamente sua mão de obra. Combatemos veementemente o PL 4330, tentativa de permitir a terceirização de atividade fim.

A quebra do monopólio estatal e os leilões dos campos permitem que empresas privadas não só atuem como contratadas, mas também como operadoras de campos de petróleo. Em todo caso, pratica-se um regime de 14×14, extremamente nocivo aos
trabalhadores e a sociedade. Defendemos a Isonomia de direitos entre os trabalhadores próprios e contratados, a começar pela escala de 14 x 21 para todos os petroleiros offshore. Defendemos também o fim dos leilões das reservas e uma Petrobras 100% Estatal e voltada ao desenvolvimento econômico social do país.

0 direito a saúde e a aposentadoria não é reconhecido para os trabalhadores petroleiros. A maioria das empresas — incluindo a Petrobras — não reconhece o direito a aposentadoria especial (não recolhendo a GFIP) e tampouco reconhece plenamente os agentes nocivos a que estamos expostos, como o Benzeno. Combatemos
qualquer medida que vise obrigar ou coagir os trabalhadores a aposentarem-se mais tarde, como o fator previdenciário e a obstrução da aposentadoria especial.

Os petroleiros sempre estiveram na linha de frente das lutas sociais populares no Brasil, e queremos reafirmar essa aliança estratégica com os movimentos sociais e o restante da população trabalhadora:

– Estamos ao lado dos que lutam pela reforma agrária, pelo limite ao tamanho da propriedade da terra e ao confisco de terras que utilizarem trabalho escravo;

– Estamos ao lado dos milhões de jovens e educadores que lutam pelo investimento de 10% do PIB na educação pública;

– Defendemos a universalização da saúde pública, que passa pelo investimento de 6% do PIB no setor e na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde.

– Estamos ao lado da juventude e dos trabalhadores, em especial os da periferia das grandes cidades, na luta por um transporte público barato e de qualidade.

Com a força da classe operária mobilizada, saudamos aos manifestantes nas ruas.

Venceremos!

P35, 11 de Julho de 2013