Dezoito plataformas atenderam o chamado e realizaram assembleias. Demais devem realizar assembleias de adesão ao movimento que acontece no dia 11

São dezoito plataformas que realizaram assembleias e vão participar das mobilizações do dia 11. A P-48 foi a primeira a realizar assembleia porém o sindicato recebeu a ata somente hoje. O sindicato está convocando as plataformas que não realizaram assembleias a somarem forças nessa mobilização de paralisação de PT´s e serviços rotineiros, para isso basta realizar uma assembleia de adesão ao movimento e enviar a informação para o sindicato.

O indicativo aprovado pela maioria nas assembleias é realizar paralisações de PT´s e serviços rotineiros conforme os procedimentos que se encontram no fim dessa nota. Outro indicativo importante é a realização de um ato na plataforma com a presença de todos os trabalhadores da Petrobras e das contratadas e a elaboração de um manifesto que inclua as demandas coletivas da unidade.

Hoje no congresso uma primeira batalha foi ganha com o adiamento da votação do PL 4330 que propõe precarizar ainda mais as relações de trabalho dos terceirizados e proteger as empresas que contratam mão de obra indireta. Os trabalhadores contratados embarcados em plataformas que já sofrem discriminação por trabalharem 14X14 enquanto os empregados da Petrobras tem uma escala de 14X21 seriam seriamente prejudicados com a aprovação do PL 4330 que extingue a responsabilidade solidária da Petrobrás para com os direitos trabalhistas dos contratados.

Veja abaixo os procedimentos para a mobilização:

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.

– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.

– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.

– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.

– Suspender as PTs de CIPA.

– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.

– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.

– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento