Trabalhadores de P-40 também encaminham manifesto ao Sindipetro-NF

Os petroleiros da P-40 realizaram nesta segunda,8, uma assembleia a bordo conforme convocado pelo Sindipetro-NF. Nessa assembléia também foi elaborado um  manifesto com denúncias das condições de trabalho na unidade e o que os trabalhadores querem. Confira a íntegra do documento enviado ao Sindipetro-NF:

PETROBRÁS: UMA EMPRESA DE TODOS

É comum ouvirmos e falarmos das várias Petrobrás diferentes que existem dentro desta mesma empresa. Existe a Petrobrás da mídia: “Gente que inspira a gente”, “Desafio é a nossa energia”; a superavitária: dos investidores, dos acionistas e a que é utilizada como porto seguro da economia brasileira. Mas o que restou para nós trabalhadores?
 A mudança de gestão da empresa fez a alta gerência sair da inércia, mas que rumos estes gerentes tomaram? Que idéias estão sendo impostas e a que custo?
Se nossa reclamação sempre foi falta de efetivo, recebemos como resposta  a ameaça de redução de efetivo? Redução de plano de manutenção? Economia em exames periódicos? Descaso com cumprimento de contratos de hotelaria? Restrição de comunicação telefonia e acesso à internet? Devemos nos sentir valorizados e orgulhosos em realizar nosso trabalho?
 Essas medidas de austeridade serão suficientes para reparar o subsídio que o ABAST deu ao governo que totalizou 40 Bilhões de reais? Nós, trabalhadores, ainda assim, geramos 20 Bilhões de lucro para a empresa e o que recebemos em resposta?
 Uma empresa que não se importa com o que seu empregado come, de como está seu estado de saúde, não se importa com a condição de higiene e habitação de suas instalações, restringe ao máximo a comunicação de seus funcionários até no seu horário de folga, ameaça mudanças de regime de trabalho de forma arbitrária só pode estar querendo uma resposta mais dura do trabalhador.
 Vamos nos calar e permitir que nossas condições de trabalho, conquistadas às duras penas, sejam retiradas de nós, uma a uma, bem embaixo de nosso nariz?
Vamos esperar mais o quê para reagir? Vamos nos acostumar com a desvalorização do nosso labor? Vamos aceitar sermos tratados com ainda mais desídia?

O QUE QUEREMOS?

-Contratos de hotelaria melhores com fiscalização atuante e transparente
-Estrutura de lazer condizente com a estrutura da empresa
-Exames periódicos mais completos, que visem a saúde dos trabalhadores não sirvam apenas para resguardo jurídico.
-Não à redução de efetivo nas UM´s
-Fim da restrição de comunicação telefônica e de internet em ambientes de confinamento.
-Fim das mudanças de regime arbitrárias.
-Legislação específica para trabalhadores offshore
-14 X 21 para todos.

Por fim, nós da P-40, conclamamos o Sindipetro-NF e todos os trabalhadores do sistema, para que iniciemos uma disputa, feroz se necessária, buscando alcançar as reivindicações dos trabalhadores que não agüentam mais o tratamento dispendido pela empresa. Exigimos respeito aos trabalhadores.