IV Plenafup: Discursos de unidade dão a tônica da abertura da Plenária

A apresentação de uma banda de pífaros e a exibição de um vídeo sobre o projeto MOVA Brasil abriram a IV Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros cujo tema é “Trabalhadores do Campo e da Cidade em Defesa da Democracia”. Logo em seguida foi montada a mesa de abertura, composta pelo coordenador da FUP, José Antônio Moraes, o Deputado Federal do PT de Pernambuco, Fernando Ferro, o professor do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadoti e os coordenadores do Sindipetro PE-PB, Marcos Aurélio, Nacional do MST, Jaime Amorim, do MAB, Joceli Andreoli, da CUT-PE, Carlos Veras e o Secretário de Relações Internacionais da CTB, José Divanilton fazem parte da mesa de abertura da IV Plenafup.

Com o discurso em defesa da unidade dos trabalhadores do campo e urbanos, o Coordenador do do Sindipetro PE-PB, Marcos Aurélio saudou os participantes da IV Plenafup. Amorim reforçou que os avanços que os trabalhadores brasileiros têm hoje são resultado dessa unidade ocorrida na história dos movimentos sociais. Para ele, o fato da plenária dos petroleiros estar acontecendo num assentamento do MST demonstra que essa unidade está sendo reforçada no sentido de ampliar as conquistas da classe trabalhadora.

O Coordenador do MST, Jaime Amorim, falou da importância da construção dessa plenária conjunta. “Construir juntos esse momento é uma ousadia! Principalmente por acontecer num assentamento chamado Normandia, que completou 20 anos no dia 1 de maio, e que era uma propriedade de pessoas ligadas ao exército e que foi ocupada pelos trabalhadores sem terra” – contou. Para Amorim o neoliberalismo está se aprofundando cada vez mais e se faz necessária a defesa conjunta de um país livre, soberano e independente.

O Secretário de Relações Internacionais da CTB, José Divanilton, fez questão de ressaltar que  a categoria demonstra estar vivendo um momento de amadurecimento ao ver que todas as teses da IV Plenária não tratam somente das questões corporativas e analisam a crise internacional antes de definir um posicionamento da categoria. Na visão de Divanilton, o país está escrevendo uma nova história na américa latina e que chegou o momento de reformas estruturais no país.

A Plenária

De 6 a 9 de junho os delegados eleitos pela categoria petroleira estarão debatendo as propostas que farão parte da pauta de reivindicações dos trabalhadores para a Campanha Salarial desse ano, além da Conjuntura nacional e internacional.

O evento acontece no Centro de Capacitação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, do MST. Pela segunda vez os petroleiros realizam uma Plenária num assentamento do Movimento dos Sem Terra. A primeira aconteceu em 2009, no Assentamento do Contestado, em Lapa (PR).

De acordo com a FUP, a plenária será “um espaço para construção de estratégias de lutas que garantam um novo modelo energético com participação efetiva de todos os atores sociais, a serviço do povo e do desenvolvimento do nosso país”