Fiscalização da Operação Ouro Negro na P-15

Representantes da Superintendência Regional do Trabalho, da Marinha, do Ministério Público do Trabalho e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) estão embarcados desde ontem na plataforma P-15, na Bacia de Campos, para realizarem fiscalização das condições de segurança, dentro da Operação Outro Negro. A previsão é a de que a fiscalização continue até amanhã.

O Sindipetro-NF, que tem direito a participar das fiscalizações, não teve garantida pela Petrobrás a presença de um representante. Além de avisar em cima da hora, na tarde do último domingo, a empresa alegou problemas com o ASO do representante indicado para impedir o seu embarque. O NF questiona este critério, uma vez que o sindicalista não iria permanecer embarcado para atividades laborais, mas apenas acompanhar uma fiscalização.

A fiscalização em P-15, assim como outras realizadas em plataformas, nasceu de denúncias dos trabalhadores, sistematizadas e levadas aos órgãos competentes pelo Sindipetro-NF.

O sindicato orienta a todos os trabalhadores que mantenham a entidade informada sobre as condições de segurança em suas unidades, para subsidiar o registro e a formalização destas realidades junto aos órgãos fiscalizadores.