Empresa diz que manobra que evitou colisão foi “suave”.

Em resposta aos questionamentos feitos pelo Sindipetro-NF sobre a manobra que evitou uma colisão frontal entre dois helicópteros, no último dia 10 (veja aqui), a Petrobrás confirmou a ocorrência, mas afastou a hipótese de que os passageiros e tripulantes tenham passado por risco significativo. Segundo a empresa, a manobra foi “suave”, com inclinação da aeronave entre 10 e 13 graus.

“Ambas aeronaves emitiram o alerta do TCAS [um sistema anticolisão], que tem alcance entre 8 e 10 milhas. A tripulação ao ser alertada, procurou no visual, e ao se avistarem, realizaram um desvio normal, que foi registrado nos dados da aeronave, com inclinação de 10 e 13 graus, que é considerado manobra suave, com desvio normal. A proximidade entre as aeronaves foi com 200 pés de altitude, mas segundo declaração dos pilotos e pelos dados registrados, não houve manobra brusca, evasiva”, disse a gerência de segurança de voo ao Sindipetro-NF.

A manobra causou grande susto entre os passageiros. Alguns, no lado esquerdo da aeronave, chegaram a avistar o outro helicóptero. Os dois voos eram operados pela empresa Lider.