Caos em P-20: empresa terá que desembarcar hoje 40 trabalhadores

Os trabalhadores de P-20 continuam há 10 dias sem o sistema de vácuo dos banheiros coletivos funcionando. A situação,  segundo os petroleiros a bordo, é de caos, reclamam que não há condições de higiene para continuar trabalhando com todos os banheiros sujos e ou interditados. Segundo a denuncia o cheiro na unidade é insuportável.

O sindicato recebeu ata da assembleia realizada na unidade. Os trabalhadores criaram um grupo de trabalho para fazer um levantamento sobre os problemas que ferem o anexo 2 da NR-30. Eles descrevem a situação como insuportável e o clima como tenso a bordo. “Por unanimidade foi aprovado que a situação de vácuo e habitabilidade que se encontra a plataforma, está insuportável ferindo a NR-24, como o referido anexo 2 da NR-30, solicitando ao Sindipetro que cobre da gerência local uma definição dos desdobrnentos, como também o cumprimento das  Normas acima” … “Um clima  tenso, pois até o momento não foi realizada nenhuma reunião por parte gerencial fornecendo esclarecimento sobre a situação. Entendemos que a habitabilidade da Plataforma está comprometida como também com ocupação acima do limite que a situação permite” – descrevem os trabalhadores na Ata enviada.

Foi agendada reunião extraordinária de Cipa para hoje, 19, quando irão avaliar a situação e condição inadequada da plataforma.

A diretoria do Sindipetro-NF cobrou uma posição do gerente de SMS da Petrobras e foi informado que a empresa inicia hoje o desembarque de 40 trabalhadores de construção e montagem. A medida não afeta a produção que está sendo mantida, apesar da condição insuportável em que se encontra a unidade.

Para o sindicato a medida só ameniza, mas não resolve a situação que segundo os trabalhadores é muito antiga em P-20. O sistema de dejetos apresenta problemas há vários anos, sem uma atitude dos gestores que efetivamente resolva a situação. Somente tem sido feitos reparos paliativos como informam os  trabalhadores.