Sindipetro-NF realiza exposição de arte africana para marcar passagem do Dia da Consciência Negra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

As comemorações pela passagem do Dia da Consciência Negra – 20 de novembro promovidas pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense chegam ao seu nono ano. Esse ano a abertura começa no dia 12 de novembro, com um show popular às 19h na Praça Veríssimo de Mello, em Macaé com o grupo Makala Música e Dança, que faz parte do projeto AfroRegggae. O Makala é um grupo composto por 20 jovens da comunidade de Vigário Geral, percussionistas e dançarinos que apresentam um espetáculo de dança afro-brasileira e contemporânea. 

Uma novidade esse ano é a exposição de arte africana do Museu Odé Gbomi intitulada “Mulheres Negras que contribuíram para a construção do nosso país”, composta de 150 peças, entre elas totens, máscaras, instrumentos musicais, tecidos ferramentas e joalheria africana. A exposição será realizada no hall cultural do Sindipetro-NF e estará aberta do dia 13 ao dia 30 de novembro das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. 
O Museu Odé Gbomi, criado em 2008, possui uma coleção de cerca de 250 peças da cultura yorubá que mostram o que existe de africano no Brasil e conta uma parte da história da África ainda pouco conhecida da população. Seu objetivo é levar à reflexão sobre a discriminação racial e a diversidade étnica existente.
A abertura da exposição acontece no Sindipetro-NF no dia 13, mesma data e local do lançamento da cartilha sobre Igualdade Racial, desenvolvida por Marcelo Dias e lançada pela OAB/RJ. A cartilha traz informações históricas sobre a luta do povo negro desde que os primeiros escravos aportaram ao Brasil, ainda no século XVI, e sobre o combate ao racismo ao longo dos tempos. O evento começa às 18h.
A programação inclui ainda exibição do filme “Besouro” na Praça Veríssimo de Mello em Macaé. Para a cidade de Campos, o Sindipetro-NF está organizando um Seminário sobre a Lei 10639 que trata do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas e faculdades; oficinas de artesanato e da história do Jongo e show com Lene Moraes. Veja a programação completa abaixo: 

MACAÉ
DIA 12/11
19h – SHOW MAKALA MÚSICA E DANÇA (AFROREGGAE)
PRAÇA VERÍSSIMO DE MELLO – ENTRADA FRANCA

DIA 13/11
18h – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DO MUSEU AFRO ODE GBOMI “MULHERES NEGRAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO NOSSO PAÍS”  +  LANÇAMENTO DA CARTILHA “DIREITO  AFRO-BRASILEIRO DA COMISSÃO DE  IGUALDADE RACIAL DA OAB/RJ”
SEDE SINDIPETRO-NF , ENTRADA FRANCA

DIA 27/11
19h – EXIBIÇÃO DO FILME “BESOURO”
PRAÇA VERÍSSIMO DE MELO – ENTRADA FRANCA

CAMPOS DOS GOYTACAZES

DIA 21/11
18h – SEMINÁRIO – LEI 10.639 com LUCIANA CAVALCANTI, ANTÔNIO MONTENEGRO e CONCEIÇÃO DE MARIA.
SEDE SINDIPETRO-NF , ENTRADA FRANCA

DIA 28/11
9h – OFICINA DE ARTESANATO COM LÚCIA TALABI E EXIBIÇÃO DE FILME 
SEDE SINDIPETRO-NF, ENTRADA FRANCA

DIA 29/11 
16h – OFICINA “HISTÓRIA DO JONGO”
SEDE SINDIPETRO-NF , ENTRADA FRANCA

DIA 30/11
9h – VISITA À BARRINHA
20h – SHOW DE LENE MORAES
SEDE SINDIPETRO-NF, ENTRADA FRANCA