NF e Dieese lançam hoje pesquisa do Custo de Vida em Macaé

Os primeiros dados da Pesquisa da Cesta Básica em Macaé serão divulgados hoje, no Teatro do Sindipetro-NF, às 10h, pela subseção do Dieese no sindicato. O município é o primeiro que não é capital de estado a contar com o levantamento. Atualmente, a pesquisa é feita em 17 cidades.

Estão convidados para o lançamento a imprensa local, comerciantes de Macaé que participam da tomada de preços, além de toda a categoria petroleira e militantes dos movimentos sociais.

O trabalho será coordenado pelo economista Rodrigo Leão, técnico do Dieese. Ele explica que o levantamento nacional apura, mensalmente, a evolução dos preços de treze produtos de alimentação (arroz, feijão, café, óleo, açúcar, leite, batata, tomate, banana, pão, carne, farinha de trigo e manteiga) e o gasto mensal de um trabalhador para adquiri-los, bem como as horas de trabalho necessárias ao indivíduo que ganha um salário mínimo para a obtenção destes bens.

Qualificar as negociações

A pesquisa é financiada pelo Sindipetro-NF e sua implementação é realizada pela subseção do Dieese do Sindipetro-NF, em parceria com os Escritórios Nacional e Regional do Rio de Janeiro da mesma instituição. Os dados serão divulgados para toda a comunidade e também servirão de referência para as negociações salariais na região, especialmente nas empresas do setor petróleo privado.

O último levantamento nacional, divulgado no último dia 5, mostrou que houve aumento no preço da cesta básica em nove das 17 capitais pesquisadas. A maior alta foi em Florianópolis (5,23%).