Na quarta, 7, um helicóptero S-92 matrícula PR OHF teve uma pane na P-43, a denúncia chegou ao Sindipetro-NF hoje. Trabalhadores contam que uma aleta direcionadora da exaustão da turbina soltou durante o pouso no helideck da plataforma, mas não atingiu ninguém. A aeronave ficou na plataforma até que a chegada da equipe de manutenção vinda de P-48.
Segundo relatos, a equipe fez o reparo e aguardava para dar uma nova partida no motor. Com a aeronave em condições de voo, só a tripulação voltará a bordo desse helicóptero e nova aeronave irá buscar a tripulação que está para desembarcar.
O Sindipetro-NF entrou em contato com a empresa que informou estar em reunião com o fabricante e a empresa aérea para entender as causas e que uma equipe subiu a bordo da P-43 para analisar o problema in loco. Segundo a Petrobras, antes de todas as outras aeronaves de mesmo modelo decolarem pós esse acontecimento, foram verificadas a mesma peça que se soltou e, como não encontraram problemas, liberaram para operar.
Por volta das 13 h, a Petrobrás informou também que a aeronave que teve o problema passou por manutenção e já retornou para o aeroporto somente com a tripulação. O fabricante informou que não houve outros casos correlatos, mas que vai avaliar a revisão da periodicidade de checagem da peça
O NF cobrou a necessidade de manutenção das aeronaves que fazem o transporte de passageiros na Bacia de Campos no sentido de preservar vidas.
*ERRATA: Anteriormente constava a imagem de um helicóptero da empresa CHC, que neste caso, não é a responsável pelo incidente. Imagem alterada para a aeronave correta