III Plenafup: delegados defendem reincorporação da Transpetro à Petrobrás

A luta pela reincorporação da Transpetro à Petrobrás e a aprovação de duas moções referentes às denúncias sindicais de assédio contra os trabalhadores foram os destaques da III Plenafup em relação à empresa.

O tema da reincorporação, que é previsto em projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, foi fortalecido neste momento em que os petroleiros comemoram a recente reincorporação da íntegra dos ativos da Refap (Refinaria Alberto Pasqualini) à Petrobrás.

“O nosso projeto de lei dos movimentos sociais prevê a possibilidade da Transpetro ser reincorporada. Para isso, temos que aliar a disputa sindical, ganhando os trabalhadores para a defesa desta tese, com a ação política junto aos partidos e ao governo”, explicou o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, sindicato que estendeu uma faixa na plenária com a defesa da reincorporação da empresa.

José Maria lembra que a Transpetro foi criada para ser uma forma mais fácil de privatizar a Petrobras, e que, embora essa não seja uma possibilidade no atual momento brasileiro, os trabalhadores devem atuar para que esta ideia não seja retomada em um eventual governo neoliberal no futuro.

Moções

As moções referentes à Transpetro que foram aprovadas na Plenária Final foram defendidas e lidas pelos delegados do Sindipetro-NF Gedson Almeida, que também é diretor sindical, e Cláudio Rodrigues Nunes.