Nove sindicatos da FUP já assinaram o Acordo de PLR

Após as assembleias terem aprovado a nova proposta de quitação da PLR 2011 no Sistema Petrobrás, os sindicatos das bases da FUP já estão com o acordo assinado. Os Sindipetros do Paraná /Santa Catarina  e do Amazonas assinaram o acordo na sexta-feira (20). Na segunda (23), foi a vez dos sindicatos do Rio Grande do Norte e Ceará e nesta terça (24), assinaram o acordo os Sindipetros de Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco/Paraíba, Rio Grande do Sul e Bahia. Nas bases do Unificado de São Paulo, Duque de Caxias e Norte Fluminense, os trabalhadores também estão seguindo o indicativo da FUP e aprovando a proposta conquistada após a mobilização da categoria.

A nova proposta para quitação da PLR 2011 estende aos petroleiros o mesmo tratamento que a Petrobrás deu aos acionistas. Isso só foi possível devido a um intenso processo de negociação conduzido pela FUP e que culminou com uma reunião no último dia 11 com a presidente da empresa e o diretor Corporativo e de Serviços.  No dia 17, diante do quadro nacional das assembleias que apontavam para a aprovação do indicativo de greve feito pela FUP, a Petrobrás apresentou uma nova proposta de PLR que eleva em 12% os valores, ao incluir um abono que será pago integralmente a todos os petroleiros.

Com mobilização e negociação, a FUP conseguiu romper a lógica da empresa de elevar a remuneração dos acionistas e reduzir a PLR dos trabalhadores. A nova proposta é resultado do poder de organização e disposição de luta da categoria, que não hesitou diante dos indicativos da FUP e, mais uma vez, provou a importância de uma representação sindical forte e coesa, com capacidade de interlocução com as diversas esferas do governo e da empresa. Os petroleiros sabem que só conquistam aqueles que aliam mobilização com negociação.