VIII Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense começou na noite desta terça, 17

Com o título “Desafios do Movimento Sindical na Atual Conjuntura” o VIII Congrenf – Congresso Regional dos Petroleiros do Norte Fluminense foi aberto oficialmente na noite desta terça 17. Participaram da mesa política o presidente da Central Única dos Trabalhadores/ CUT-RJ, Darby Igaiara, o Diretor de Comunicação da Federação Única dos Petroleiros/FUP, Marluzio Dantas e o Diretor do Departamento Administrativo do Sindipetro-NF, Cairo Garcia Correa. O coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Joba Alves, não pode comparecer devido a outros compromissos.

A crise econômica internacional e a necessidade de enfrentamento por parte dos movimentos sociais e sindicais deram a tônica dos discursos da noite. O presidente da CUT/RJ, que acaba de ser reeleito, Darby chamou a atenção para a necessidade de posicionamentos mais duros com o governo federal.”A crise bate a nossa porta quando o governo afirma que não terá reajuste para os servidores. Isso reflete nos empresários que precarizam ainda mais as relações de trabalho” – afirmou.

O Diretor da Federação Única dos Petroleiros/FUP, Marluzio Dantas, comentou os últimos problemas enfrentados na América Latina e importância das pessoas que utilizam as redes sociais para denunciar e mostrar a verdade dos fatos.

O Diretor do Sindipetro-NF, Cairo Garcia Correa, comentou que a humanidade passa por um momento crucial, onde a acumulação e o retrocesso estão dominando as decisões governamentais. “Temos que reagir ao que está acontecendo e discutir nosso papel na história e um dos lugares para se fazer isso será nesse Congresso.

Após a mesa política aconteceu a palestra “Fatos da Conjuntura e as transformações políticas atuais”, com William Nozaki,Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com José Luis Vianna da Cruz, Professor da UFF, Cientista Social, Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional e Pós-Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas.

William Nozaki avaliou a conjuntura atual e fez uma reflexão em relação às eleições municipais, onde veremos a base aliada competindo em diversas cidades. Sobre a crise, afirmou que realmente vivemos momentos de ruptura e incertezas. Para William a solução desse processo será indicada pelo caminho que o governo irá tomar e como os movimentos sociais irão se posicionar.

Já José Luis Vianna da Cruz mostrou que o Brasil tem se projetado no cenário internacional através do agronegócio que se modernizou e passou a utilizar tecnologia internacional, o que nos causou um aprofundamento da dependência tecnológica de outros países. Sobre a região, ele alertou para a dependência das cidades  às grandes empresas e conglomerados, numa total cumplicidade e omissão dos governos que concordam inclusive com o desalojamento de pessoas em benefício desses grupos. Vianna sugere aos petroleiros que pensem o setor econômico no qual estão inseridos para interferir no processo e essa situação não se repita em outras cidades.

O VIII Congrenf

Os delegados ao Congresso irão debater nos próximos dias temas como a Conjuntura Nacional e Internacional, Trabalho, Saúde e Segurança na Bacia de Campos, Terceirização, Petros e as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo do Sistema Petrobrás.

Ao final do oitavo Congrenf, serão eleitos delegados e delegadas a III Plenafup, Plenária Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros que acontecerá de 2 a 5 de agosto, em Porto Alegre.