Sindipetro NF judicializa caso de trabalhadores desligados no PDV antes da disponibilização do PP3

O NF distribuiu ação que visa suspender o desligamento daqueles que ainda possuem dúvida se devem permanecer nos PPSPs ou migrar para o PP3 e que estão no processo de rompimento do PDV 2019.

Apesar do sindicato alertar para as diferenças existentes entre os planos, é patente que tal movimento da Petrobrás seja uma tentativa de assediar e impulsionar esses trabalhadores a irem para o PP3, mesmo sem o plano estar efetivamente disponibilizado e sem a existência do prometido simulador comparativo.

A ação possui pedido de tutela de urgência para que sejam suspensos os próximos desligamentos já a partir de amanhã ou, caso a decisão saia depois, que se revertam esses rompimentos até que o PP3 e seu simulador sejam efetivamente oferecidos.

Agora um IMPORTANTE destaque sobre o tema: a adesão é facultativa e individual, dessa forma, é necessário que essa análise seja feita de forma particular e minuciosa por cada um.

Tecnicamente, o PP3 é um plano que agrega mais riscos a médio e longo prazo e foi ofertado unilateralmente pela atual gestão da empresa.

Apesar de ser possível fazer saque inicial, com possibilidade de portabilidade e conversão para herança (elementos mais chamativos), é um plano em que o benefício não é vitalício, ou seja, pode acabar ou restar muito prejudicado quando mais se precisa, sem comparação com os atuais equacionamentos. E isso em cenário de redução das responsabilidades da Petrobrás. Ou ainda, se o fundo individual não suportar, deixa de proporcionar pensão para cônjuge e eventuais dependentes.

O sindicato vem fazendo uma série de palestras e reuniões para exaurir o tema. Desde o início do ano, o setor de aposentados fez 3 reuniões com apresentações desse polêmico novo plano. Além disso, recomendamos a seguir uma das lives que ficaram gravadas sobre o PP3:

Para tirar mais dúvidas sobre o tema, entre em contato com seu representante sindical ou fale com a secretaria que daremos retorno.