NF discute pautas regionais com gerências do Tecab

Diretores do Sindipetro-NF se reuniram ontem com as gerências de RH e SMS da Transpetro, em Cabiúnas, para dar sequencia às discussões das pautas regionais da categoria. Foram cobradas respostas para diversas reivindicações dos trabalhadores. Confira os pontos abordados:

Hora extra de troca de turno:
O sindicato cobrou uma nova contagem do tempo de troca de turnos. As medições feitas pelos trabalhados estão ultrapassando em muito os 35 minutos atuais. O NF solicitou o pagamento do tempo que está sendo excedido nos últimos meses, que era pago e deixou de sê-lo.

Direitos dos trabalhadores da sprink
Após cobrança do sindicato, a Transpetro reconheceu que não paga aos trabalhadores da Sprink o HRA. Segundo o fiscal, será feita uma revisão do contrato para o pagamento. Os outros direitos são pagos.

Brigada de incêndio
O sindicato manifestou contrariedade sobre a dupla função da brigada contratada. A entidade entende que estes profissionais deveriam atuar somente na brigada. O terminal vem utilizando os trabalhadores também em serviços de técnicos de segurança. Para o sindicato essa atividade deve ser realizada por técnicos próprios. No passado, quando da discussão sobre a brigada, houve ocultação da Transpetro sobre a sua real intenção de colocar terceirizados para realizadas a atividade.

Aso
A empresa garantiu a realização dos exames periódicos sem ônus para o trabalhador, conforme clausula 75ª do ACT. O sindicato cobrou que a forca de trabalho seja melhor esclarecida sobre a orientação de fazer o exame durante o período de trabalho, e não na folga, pois os trabalhadores afirmam que essa orientação não está divulgada. As gerências se comprometeram a divulgá-la.

Transporte
Na reunião anterior, realizada há dois meses, a gerência do terminal havia pedido prazo de duas semanas dar um retorno ao sindicato sobre o assunto, mas não houve resposta. Ontem, oito semanas depois, a gerência pediu mais um tempo indefinido. Para o sindicato, esta questão já chegou no limite de descaso.

Cipas nas paradas
Será garantida a participação das Cipas nas paradas, conforme clausula 81ª do ACT.

Caminhão vácuo
Foi assumido o compromisso das gerencias em elaborar um procedimento de liberação de PT’s para serviços com o caminhão vácuo.