ATO EM CABO FRIO: Diretores denunciam subnotificação de acidentes

A necessidade de combater as subnotificações de acidentes no trabalho foi destacado por diretores do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) durante Ato Público na manhã de hoje, no aeroporto de Cabo Frio. A atividade foi um dos protestos realizados pela entidade para marcar a passagem do 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Também foram realizados atos no aeroporto de Macaé e no heliporto do Farol de São Thomé, em Campos.

Representaram o sindicato no ato de Cabo Frio os diretores Valter Oliveira, Cairo Correia e Márcio Ferreira. Segundo Oliveira, a receptividade dos trabalhadores foi boa e o saguão esteve lotado.

O diretor afirma que as empresas procuram cortar custos, em prejuízo da segurança, e os trabalhadores devem se empenhar para enfrentar a subnotificação. “As empresas não têm interesse em registrar os acidentes, pois têm mais custos com a previdência e com seguradoras, nós não podemos aceitar isso”, disse.

O sindicalista também lembrou que, além das condições de segurança, os trabalhadores devem relatar ao sindicato as condições de ambiência e habitabilidade dos locais de trabalho. Segundo ele, a entidade tem recebido denúncias crescentes sobre problemas com a qualidade da alimentação e do alojamento dos trabalhadores.

Para estimular as denúncias dos trabalhadores, o Sindipetro NF está veiculando a campanha publicitária “Tire a Mordaça” (www.tireamordaca.com.br) em várias mídias na região.

[Foto: Fábio Kelim / Para Imprensa do NF]