NF pressiona e UO-RIO cancela punições na P-48

Após pressão do Sindipetro-NF, a gerência da UO-Rio decidiu cancelar as punições aplicadas a 13 empregados da Petrobrás lotados na P-48. A decisão foi comunicada ao sindicato em reunião realizada na terça, 20, entre gerentes de RH da empresa e diretores da entidade para tratar de reivindicações regionais. O cancelamento das punições inclui reverter todos os seus reflexos sobre os rendimentos salariais dos trabalhadores.

No dia 30 de dezembro de 2011, os trabalhadores haviam utilizado o direito de recusa e se negaram a embarcar em voo que estava no limite de atraso de cinco horas. No dia 5 de janeiro, o geplat da unidade, desrespeitando compromisso assumido pela empresa nesses casos, aplicou a punição com advertência escrita e desconto de um dia de salário dos empregados, o que gerou protestos do sindicato.

Na reunião com as gerências, o sindicato também tratou da reivindicação de cumprimento da Cláusula 39 do ACT (sobre concessão de hospedagens e diárias para treinamentos e outras atividades em terra durante período de embarque). As gerências corrigiram a orientação para as unidades sobre o tema. Orientação anterior do próprio RH excluia este direito para os trabalhadores que residem nas cidades próximas a Macaé, interpretando o acordo como se o local de residência fosse a micro-região. A nova orientação, após reclamação do sindicato, é a de que o local de residência é a cidade de moradia do empregado, e assim a Petrobrás passa a conceder hotel também para o grupo de empregados residentes nas cidades próximas a Macaé, nos casos previstos pela cláusula.

Em reunião anterior, o sindicato também havia reclamado sobre a falta de pagamento de horas extras quando, no mesmo ciclo, o empregado que realizava alguma atividade (treinamento ou trabalho em terra). A situação também ocorria quando o trabalhador deixava de embarcar por cancelamento de voo quando estivesse, no entender da gerência, negativo no ciclo. O RH informou que essa contagem não pode prejudicar o empregado e solicitou que o sindicato envie casos que configurem prejuízos aos empregados. O NF vai enviar os casos que recebeu para serem analisados.