NF quer qualificação de brasileiros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República propõe uma política nacional de imigração, que ofereça facilidades para o estrangeiro altamente qualificado que quiser trabalhar no Brasil

Sindicato é contra e defende reunião urgente com Centrais Sindicais

 No dia 15 de janeiro, foi publicada no jornal O Globo, a matéria intitulada “Brasil quer facilitar vistos para profissionais estrangeiros”. Dados do Ministério do Trabalho publicados na matéria demonstram que de janeiro a setembro do ano passado, foram concedidas 51.353 autorizações de trabalho a estrangeiros, um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior. 
 Segundo a matéria, se depender da equipe formada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) para elaborar uma política nacional de imigração, será estendido um tapete vermelho de facilidades para o  estrangeiro altamente qualificado que quiser trabalhar no Brasil.
 O diretor do Sindipetro-NF e membro do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), Vitor Carvalho, encaminhou um email ao Presidente do CNIg, Paulo Sergio Almeida e demais Conselheiros, questionando o conteúdo da matéria e se opondo a essa iniciativa. Para Carvalho, o investimento deve ser feito na qualificação dos brasileiros para ocupar os postos de trabalho no país.
 ” O Brasil caminha a passos firmes, para formação de uma geração, como a muito não se construía, altamente qualificada, para a ocupação dos postos de trabalho ofertados e a serem ofertados no curto e médios prazos” – diz. 
 Vitor Carvalho propõe uma reunião urgente das centrais sindicais, para oposição firme a esta iniciativa, levando o posicionamento ao governo federal.

Editorial

A última fronteira

Imagine uma atividade econômica com tendência monopolista e em relação à qual, de alguma forma, todas as demais são dependentes. Imagine ainda que esta atividade econômica tem impacto direto sobre a vida de quase todos os cidadãos. Finalmente, considere a hipótese de que esta atividade seja refratária a qualquer forma de regulamentação ou interferência, advogando a tese de que é melhor para a sociedade que ela atue com liberdade.
Pensou nos bancos? Quase acertou. É um parente próximo. Trata-se da mídia.
O toque de sofisticação da história é o de que esta atividade econômica não se mostra como tal, preferindo vestir o traje de veículo de comunicação, portador de uma delegação social para prestar o inestimável serviço de informar, educar e entreter (jamais referindo-se à sua verdadeira vocação: vender).
Toda a gritaria recente dos veículos de comunicação em reação ao controle social da mídia não se dá por preocupação com a defesa da liberdade de expressão. Se dá pela necessidade que os proprietários dos veículos têm de continuar a escolher quem se expressa e o que expressa, preservando interesses publicitários e políticos. E, ainda, pela ambição de manter o domínio sobre diferentes formas de mídia, em concentração que afronta qualquer ideia que se tenha de democracia.
Jornalões que apoiaram o Golpe de 64 certamente não estão preocupados com a suposta ameaça de censura. Eles sabem que a sociedade brasileira não aceitaria mais nada do gênero. Eles estão preocupados é com teses subversivas como a que defende que, por exemplo, quem é dono de TV não deveria ser também dono do rádio e do jornal, permitindo a fragmentação das vozes. Imagine o impacto disso nos grandes conglomerados de mídia brasileiros.
Este setor é tão estratégico que nem mesmo o governo Lula conseguiu enfrentar o problema em toda a sua dimensão. Ainda assim, sob a gestão de Franklin Martins no Ministério da Comunicação, muito se avançou no sentido de democratizar a comunicação, inclusive com uma partilha mais justa das verbas publicitárias do governo, que passou a atingir também pequenos veículos e publicações alternativas, populares ou segmentadas. 
Apesar de ter pouco mais de um ano do mandato, ainda não se conhece a disposição da presidente Dilma em mexer neste vespeiro. É possível, no entanto, que se tenha uma certeza: sem grande pressão da sociedade, especialmente dos seus setores mais organizados, seguiremos em ponto morto neste campo.

Espaço aberto

Excelência em QSMS e Retornos Financeiros

Petroleiro*

A Petrobrás vem investindo muito nos últimos anos em novas tecnologias, inovação, padronização, procedimentação e estudos de benchmarking, mas sabemos que: RESULTADOS SOMENTE SE CONSEGUEM ATRAVÉS DE PESSOAS.
Trabalho na Cia há 24 anos e 06 meses e neste tempo a questão treinamento e conscientização nunca foi equacionada, principalmente pelo fato da empresa encarar isto como custo e não como investimento.
Hoje a Cia começa a implementar conceitos da velha administração de tempos e movimentos criada por Frederick Winslow Taylor no ano de 1903, justamente porque ela não tem investido na capacitação adequada de seu pessoal, demonstrando claramente uma desconfiança em relação ao seu corpo técnico.
Para se falar e querer obter a excelência em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Retornos Financeiros é necessário contar com pessoas altamente capacitadas e conscientizadas, não adianta dar uma Ferrari a motoristas mal preparados.
A Cia deve implementar
uma política de Treinamento e Conscientização com treinamentos que sejam realmente eficazes, que sejam reaplicados a intervalos pré definidos, que tenha sua eficiência testada e seja revisto a luz de novas tecnologias e procedimentos.
É um risco muito alto apostar todas suas fixas apenas na tecnologia, um exemplo claro são acidentes de aviões, onde possuem a mais alta tecnologia, mas se não possuírem pessoas muito bem preparadas, os acidentes acontecem: a exemplo o acidente com o Airbus que ia do Rio de Janeiro para Paris e caiu no Atlântico e um das causas identificadas foi deficiência no treinamento dos pilotos. 
Nos acidentes da Petrobrás não vi ainda identificado como uma causa básica a deficiência na sistemática de treinamento, mas pela minha experiência posso afirmar que ela estava lá!
Treinar, treinar e treinar é o caminho da excelência! O Sindipetro NF deve se debruçar sobre este assunto nos fóruns de SMS junto a Cia!

*Texto encaminhado por petroleiro que solicitou sigilo.

Figuraça da semana

Dois pesos, duas medidas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, indeferiu nesta segunda-feira (16) pedido de liminar para Habeas Corpus em favor de José Rainha e de dois outros militantes da reforma agrária que atuam no estado de São Paulo.
O mais impressionante na decisão expedida pelo presidente do STF é que ele se fundamenta, para impedir a soltura dos militantes, em um precedente de negação de Habeas Corpus relatado pelo ministro Gilmar Mendes. O mesmo que mandou soltar Daniel Dantas duas vezes e o médico estuprador, Roger Abdelmassih. (Fonte: Portal Vermelho)

Petroleiros demonstram solidariedade à Lula

 A Campanha Nacional lançada pela FUP no final do ano passado com uma mensagem de final de ano homenagendo o ex-presidente Lula será replicada pelo Sindipetro-NF.
 Foram colocados desde segunda, 16, e ficarão expostos por 15 dias, cinco outdoors na cidade de Macaé e dez em Campos dos Goytacazes.
 O objetivo é mostrar à população que a categoria está solidária a Lula, que trava uma batalha contra um câncer diagnosticado em outubro de 2011.

Insegurança

Poço recém-descoberto pela OGX teve um “kick”

 No início dessa semana, a empresa OGX comunicou ao mercado a descoberta de óleo no pós-sal da Bacia de Santos. O poço, que fica próximo à cidade de Paraty/RJ, está sendo perfurado e durante esse processo a forte presença de gás gerou um “kick” (evento que ocorre quando a pressão do óleo ou do gás é maior do que o peso da lama injetada na perfuração). 
 O vazamento da Chevron no Campo do Frade começou exatamente com um “kick” durante a perfuração de um poço, em novembro do ano passado. Grandes fissuras ocorreram no solo e depois tomou a proporção de cerca de 2,4 mil barris de petróleo que vazaram no mar.

Cipa das plataformas: Não deixe para a última hora para votar na eleição dos cipistas

 O Sindipetro-NF incentiva à categoria petroleira a não deixar para a última hora para votra nas eleições para as Cipas das Plataformas da Petrobrás.
 A votação está em curso e vai até o dia 14 de fevereiro. Todas as unidades possuem candidatos à cipistas
 Num momento em que a luta pela vida é uma das principais bandeiras da categoria petroleira, o Sindipetro-NF reafirma a CIPA como mais um espaço de luta do trabalhador, por isso incentiva a participação democrática através do voto. 
 Apesar do anúncio ter deixado o mercado eufórico, com ações da empresa atingirem sua maior alta na Bolsa de Valores, a diretoria do Sindipetro-NF alerta às autoridades a ficarem atentas para que não aconteça no paraíso de Paraty, o mesmo vazamento ocorrido na Bacia de Campos.

Trabalhador de P-25 teve acidente de trajeto

Para Sindipetro-NF o fato do trabalhador ter tido um enfarte quando ia embarcar já caracteriza o fato
 
O Sindipetro-NF protocolou na quarta, 18,  um ofício ao Gerente de SMS da UO-BC solicitando a emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho para o técnico de estabilidade de P-25, Ricardo Alves dos Santos, 44. O petroleiro faleceu no dia 10 de janeiro, a bordo do ônibus que fazia a linha Itaperuna – Campos, quando viajava para embarcar. Durante o trajeto teve um enfarte fulminante. 
 A diretoria do Sindipetro-NF caracteriza a morte do trabalhador como acidente de trabalho porque ocorreu no percurso de casa para o trabalho. Informações obtidas pelo sindicato indicam que o trabalhador passava por um momento de estresse no trabalho. Durante o período que deveria estar de folga, por exigência da Petrobrás, Ricardo, que era Corrdenador de Embarcação (COEMB), realizou embarques e cursos nos últimos meses.
 Outra situação que pode ter levado ao fato é o período  anterior ao embarque que é reconhecido como um momento de tensão para o empregado. A ‘tensão pré-embarque’ foi um problema identificado através de pesquisa realizada por Salvador Marcos Ribeiro Martins, técnico da Petrobras e mestre em políticas sociais pela Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Segundo ele, essa tensão é caracterizada por grande nervosismo e ansiedade aproximadamente três dias antes do embarque, a ansiedade provoca ainda mudanças de humor que tornam o trabalhador mais agressivo. 
 Segundo o médico do trabalho do Sindipetro-NF, Ricardo Garcia Duarte, o excesso de responsabilidades pode contribuir para uma situação de infarto do miocárdio.
 
Nota de falecimento

Adeus, companheiro Luizão

Faleceu no início da noite de terça, 17, o funcionário do Sindipetro-NF, Luizão, Luiz Antônio Carvalho Maia, 46. Lutou contra um câncer durante longos anos, estava internado no CTI do Hospital da Unimed e morreu de falência múltipla dos órgãos. O enterro ocorreu na quarta, 18 no Cemitério de Santana, às 11h.
Quando Luizão entrou para o Sindicato, em 1988,  além dele, só trabalhavam na entidade mais dois funcionários. Faziam de tudo: panfletavam, dirigiam, atendiam telefone, batiam ofício, faziam CI e pagamentos. Participou ativamente de várias mobilizações organizadas pelo sindicato, inclusive das greves de 91 e 95. Era muito conhecido pela categoria petroleira 
Na revista Imagem especial dos 10 anos, ele lembrou da greve de 92 e do Fora Collor, quando o sindicato tinha direção cutista e estava em alta. “Foi uma época inesquecível. Entrávamos em choque com a polícia, fazíamos piquetes, soltávamos pipa perto do aeroporto para helicóptero não pousar. Era muito bom! – comentou para a Imagem. Luizão deixa quatro filhos. O sindicato solidariza-se com os amigos e familiares nesse momento de dor.

Normando

Transitou em julgado a ação do reflexo

Normando Rodrigues*

Quase todos os processos se dividem em duas etapas: conhecimento e execução.
No “Processo de Conhecimento” é estabelecida a controvérsia, são examinadas as provas, e decidido o mérito. Seu término se dá com o “trânsito em julgado”, quando não cabe mais nenhum recurso contra o mérito. A ação das diferenças do reflexo das horas extras no repouso remunerado chegou agora, em Janeiro de 2012, ao trânsito em julgado.
Iniciaremos, então, a segunda etapa, o “Processo de Execução”. Trata-se de fazer cumprir, de imediato, a decisão transitada em julgado, obrigando a Petrobrás a finalmente passar a pagar de forma correta o reflexo das horas extras no repouso remunerado.
A Execução também incluirá o longo processo de cálculo das diferenças devidas desde 2000, o que depende de apurar as horas extras recebidas por cada empregado da Petrobrás sindicalizado no Sindipetro/NF. Tal trabalho se dará por perito contábil, a partir dos dados individuais efetivos.
Lembramos sempre que, sobre cada hora extra paga, será devido, a título de reflexo no repouso remunerado: 150% para os regimes de 14×21 (turno e sobreaviso); 66,67% no regime de turno de 8 horas (3×2), e 40% no administrativo (5×2), sendo que, também lembrando, a Petrobrás, em muitos casos, ao longo desses anos, nada pagou a título de reflexo, ou, quando o fez, foi com o percentual de 16,67% (1/6).
O processo já baixou do TST para o TR da 1ª Região (RJ), e logo retornará a Macaé.
Solicitamos aos companheiros interessados nesse caso que aguardem maiores informações pelos canais de comunicação do Sindipetro/NF.
* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP. [email protected]
 

Curtas

Movimentos Sociais
A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) está convocando uma assembleia para o dia 28 em Porto Alegre, durante o Fórum Social Mundial.
A idéia é aproveitar o evento para reafirmar “eixos comuns de luta”, definidos na última assembleia dos movimentos sociais, realizada em Dakar, Senegal, em janeiro de 2001.

Privataria Tucana

Ontem, 18,  o autor de A Privataria Tucana, Amaury Junior lançou seu livro  no Sindicato dos Bancários. O lançamento do livro no Sindicato dos Bancários foi  também um ato de apoio à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Privatizações.
Segundo a publicação, o Brasil gastou R$ 87,6 bilhões com empresas que compraram estatais como a antiga Vale do Rio Doce. O jornalista revela ainda que o governo federal administrado pelo PSDB assumiu dívidas de empresas privadas.

Conselho de Administração
Na quarta, 18, aconteceu a primeira reunião da Comissão eleitoral que irá organizar a eleição do representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobrás. O Diretor do Sindipetro-NF, Cláudio Alberto de Souza, está participando da Comissão. A participação dos empregados nos conselho de administração é uma reivindicação antiga dos sindicalistas e foi negociada ainda durante o governo do ex-presidente Lula.

Parabéns
No próximo dia 24 é comemorado o Dia do Aposentado. A Diretoria do Sindipetro-NF parabeniza todos que já contribuíram para o crescimento desse país. O Departamento dos Aposentados informa que as reuniões semanais devem retornar depois do Carnaval.

NF 10
O site de notícias www.nf10.com.br, de autoria do jornalista Álvaro Marcos, completou essa semana dois anos no ar. O Sindipetro-NF parabeniza  Álvaro, que também é locutor da Rádio NF, pela iniciativa de sucesso na região.

Bira premiado
O ilustrador Bira Dantas, que faz as charges para o Nascente e a Imagem foi agraciado como Mestre do Quadrinho Nacional no 28º Premio Ângelo Agostini.
O prêmio é uma iniciativa da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e o Instituto Cervantes de São Paulo, com o apoio da Comix Book Shop, da Inarco Internacional e do Coletivo Quarto Mundo aos melhores do quadrinho nacional.

Curtinhas
** A ONU abriu inscrições para eventos paralelos a serem realizados durante a Conferência Rio +20 (13 a 22 de junho de 2012). Instituições internacionais, representantes da sociedade civil (UN major Groups) e governos interessados poderão apresentar suas propostas .O prazo de inscrição é 30 de março de 2012. Informações:[email protected].

** A destinação do território nacional para projetos de reforma agrária ultrapassa os 10%, num total de 87,5 milhões de hectares. De 2004 até 2011, foram assentadas 553,8 mil famílias, em 3.747 assentamentos de todos os estados. A fonte é o Governo Federal.