Categoria no NF pronta para começar greve a qualquer momento

Mantendo a estratégia, discutida pelos trabalhadores em seminários de greve, de causar o máximo desgaste às gerências da Petrobrás e da Transpetro antes da deflagração definitiva de uma Greve por tempo indeterminado, o Sindipetro-NF orienta os trabalhadores a não iniciarem 0h desta segunda, 21, a parada e o controle da produção.

Em pronunciamento na noite deste domingo na Rádio NF, o geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel,  comunicou aos petroleiros o adiamento da greve. O sindicalista explicou detalhadamente a estratégia dos trabalhadores, que buscaram e conseguiram caracterizar todas as ações típicas da Petrobrás em um momento como este, que antecede a um anunciado movimento grevista.

“A nossa estratégia foi atrair a Petrobrás para cometer todos os abusos que ela está acostumada e ela atendeu a todos. Fez exatamente aquilo que nós queríamos que ela fizesse. Não nos surpreendeu em nada”, disse José Maria.

O coordenador listou, entre estas práticas antissindicais, a mobilização de aproximadamente 700 integrantes de equipes de contingência, a expulsão de trabalhadores do Tecab dos seus locais de trabalho e a utilização do recurso do interdito proibitório.

A data para início da greve dos petroleiros será marcada pelo Conselho Deliberativo da FUP, que se reúne nesta terça, 22, no Rio. Nesta segunda, em Brasília, a Federação estará reunida mais uma vez com o Ministério Público do Trabalho, para denunciar todos os atos antissindicais da empresa.

Estratégia

Os seminários regionais e o nacional mostraram que os trabalhadores precisavam desenvolver uma nova estratégia de greve, desgastando ao máximo a capacidade de a empresa conter o movimento com as suas equipes de pelegos. E é isso o que Sindipetro-NF tem feito, em uma mobilização que já faz história pela extrema sintonia entre o sindicato e os trabalhadores.

As gerências da região foram comunicadas formalmente, na última sexta-feira, dia 18, de que a categoria iria paralisar as suas atividades a partir do primeiro minuto desta segunda, 21. Desde então, a empresa voltou a mobilizar as suas equipes de contingência para buscar impedir a realização do movimento.

O sindicato orienta que os trabalhadores mantenham esta sintonia fina com a entidade, repassando informações sobre o acesso aos veículos de comunicação sindical (Rádio NF, site e boletins) e sobre qualquer tentativa de intimidação pelas gerências.

Utilizando sua prerrogativa de entidade representativa dos trabalhadores, o sindicato recusou a última contraproposta da empresa sem submetê-la a assembleias, uma vez que não haveria ambiente nas áreas operacionais para uma análise isenta e soberana do indicativo de rejeição com a presença, nas bases, dos pelegos mobilizados pela companhia (a maioria deles gerentes, coordenadores e supervisores).