Categoria aprova mudança para turno 12h

Petroleiros e petroleiras de terra da base do Sindipetro-NF aprovaram ontem em assembleia online mudanças para escalas de turno. Separados por 50 gerências com realidades diferentes, os votos somaram participações de mais de 500 trabalhadores. No resultado geral, foram 506 votos favoráveis ao turno de 12 horas, 11 pelo turno de 8 horas e 2 pela abstenção.

A categoria também aprovou a última minuta de acordo proposto pela empresa (por 357 votos favoráveis, 51 pela rejeição e 111 abstenções), além de rejeitar a aprovação de estado de greve (foram 157 votos pelo estado de greve, 230 contrários e 132 abstenções).

Os resultados detalhados por gerência estão sendo organizados pelo sindicato para serem divulgados nesta quinta-feira para a categoria, no site e redes sociais da entidade.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, parabenizou “a todos os trabalhadores que se mobilizaram nesses dias, fazendo o que o sindicato indicou de enviar e-mails para relações sindicais da Petrobrás, que foi totalmente intransigente e não queria negociar. Somente graças a todos conseguimos avançar, fazer minuta única, postergar a validade das tabelas e escolher as tabelas favoritas”, lembrando que ainda “há luta por melhorias no transporte destes trabalhadores e por outros pontos colocados nas setoriais”.

Também diretor do NF, Benes Júnior, que participou de NF ao Vivo na noite de ontem sobre as mudanças no turno, destacou o desafio de realizar “50 assembleias em uma.”

Construção

A assembleia de ontem foi precedida, também nesta semana, por duas reuniões setoriais na última segunda-feira. A primeira reuniu trabalhadores e trabalhadoras da SCR, da Fiscalização remota da GDSO da SSUB e da CSD. A segunda reuniu a parcela da categoria que atua em demais setores de turno.

Uma primeira setorial, no último dia 22, em conjunto com o Sindipetro-ES, havia dado a largada na organização dos petroleiros e petroleiras na discussão das mudanças de turno. Na semana passada, entre os dias 27 e 29, o sindicato realizou uma série de dez reuniões setoriais sobre o turno. Os encontros detalharam as características de cada setor de trabalho e mobilizaram a categoria para fazer pressão sobre a gerência de relações sindicais pela abertura de diálogo. A pressão deu resultado e o sindicato conseguiu mais uma semana, para a realização de assembleias.