Gerentes cancelam embarques em cima da hora

O Sindipetro-NF tem sido informado por trabalhadores sobre a ocorrência de casos de cancelamento de embarques para a Bacia de Campos, com a determinação para que o petroleiro permaneça em uma base de terra.

A entidade identifica nesta prática, neste momento que antecede a uma greve, mais um ataque à organização sindical. Há até casos onde o trabalhador foi retirado da fila de embarque, no aeroporto.

É nítida a tentativa dos gerentes de formar uma equipe de fura-greve a bordo. Para isso, a empresa atropela procedimentos. Está sendo desconsiderado que qualquer trabalho em uma base de terra deve ser avisado com antecedência, com previsão de um plano de execução e de posto definido a ser ocupado. Além disso, o período de permanência em terra deve ser negociado.

A orientação do sindicato, para o trabalhador que não tenha sido avisado com razoável antecedência, é a de que não aceite a determinação da gerência e informe o caso à entidade ([email protected]).

Reivindicações do ACT

Na Pauta de Reivindicações dos trabalhadores, a transferência para uma base de terra deve prever, também, o pagamento de hotel e alimentação pela empresa.