Petrobrás não comparece a reunião com o MPT

A Petrobrás não compareceu nesta tarde à reunião marcada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, com a empresa e representantes dos trabalhadores, para discutir um acordo de produção mínima na iminente greve dos petroleiros. O Sindipetro-NF foi representado pelo coordenador geral José Maria Rangel.. Em razão da ausência da empresa, o MPT marcou nova reunião para esta sexta, 11, às 14h.

A companhia, que sempre lançou mão da Lei de Greve para lembrar a determinação de que um movimento grevista seja avisado com 72 horas de antecedência, faz de conta que a mesma lei não tem outro parágrafo, o que determina o estabelecimento de um acordo sobre a manutenção de uma produção que atenda às necessidades inadiáveis da população. Decisão judicial recente sobre a Greve pelo Direito à Vida, em 22 de agosto, registrou justamente a necessidade do acordo.

“A Petrobrás parece achar que a Lei só vale para os trabalhadores, não vale para ela. A empresa nunca quis negociar com os sindicatos o acordo que é previsto na Lei de Greve”, protestou José Maria.

Por meio de sua assessoria jurídica, a direção da FUP solicitou que o MPT que faça uma intermediação que garanta as necessidades inadiáveis da sociedade, durante o período de parada de produção no Sistema Petrobrás, sem impedir que os trabalhadores utilizem o direito de alterar a lucratividade da empresa, para que a pauta de reivindicações dos petroleiros seja contemplada.