Categoria considera que “Operação Gabrielli” está surtindo efeito

Teve início dia 27 de outubro de 2011, a “Operação Gabrielli” em todas as bases da FUP, que consiste no cumprimento exato de todos os procedimentos de segurança. Esse primeiro dia, já surtiu efeito na categoria, que tem entrado em contato com o sindicato confirmando a decisão acertada da Federação e dos sindicatos petroleiros. A mobilização é por tempo indeterminado, por isso a categoria deve se manter firme e não se deixar intimidar pela truculência das gerências. Em alguns locais estão havendo retaliações, como em Cabiúnas, que o gerente Paulo Nolasco proibiu as permutas, que acontecem quando um trabalhador do turno troca de horário com outro.

A operação Garrielli é mais uma forma da categoria se mobilizar por segurança e protestar contra a política de SMS da empresa, que já matou 309 petroleiros e feriu e mutilou outros milhares de companheiros nos últimos 16 anos. Como o próprio presidente da Petrobrás afirmou que os trabalhadores não tem “disciplina operacional” chegou a hora demostrarmos nossa total disciplina aos procedimentos, colocando em xeque a gestão da empresa.

O Sindipetro-NF recebeu uma contribuição da categoria que orienta aos trabalhadores lerem e analisarem os impactos da aplicação da NR-34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria Naval nas atividades que estão sendo realizadas.É necessário verificar a alinea C do itém 34.4.2 e os ítens 34.5, 34.6, 34.11 da norma citada, que trata de Permissão do Trabalho e é mais exigente que os procedimentos da Petrobrás. Assim como essa contribuição, o sindicato considera importante que a categoria envie outros acréscimos aos procedimentos da “Operação Gabriell”, que sejam respaldados por normas e procedimentos, e promovam mais segurança as operações.

Acesse aqui como fazer a Operação Gabrielli