P-12 tem princípio de incêndio na manhã de hoje, 15

O Sindipetro-NF foi informado da ocorrência de um principio de incêndio em P-12, hoje, 15, por volta das 9h50. Felizmente nenhum trabalhador foi atingido.

Segundo a Petrobrás, o acidente aconteceu numa área próxima ao sistema de injeção de produtos químicos, após conclusão de serviço de oxi-corte. A empresa também informou que as recomendações de Permissão de Trabalho haviam sido cumpridas e que o incêndio ocorreu no final da tarefa.
Informações obtidas pelo sindicato revelam que estava sendo cortado, à quente, um parafuso para levantar um tanque de álcool. O tanque estava vazio. Durante esse trabalho uma válvula da linha que alimenta as bombas de álcool se abriu e deu passagem ao produto que molhou todo o piso. Foi o estopim para o início do incêndio.
Segundo uma denuncia, o trabalho havia sido incluído na agenda do dia para atender pendência de Recomendação Técnica de Inspeção (RTI). Porém, foi realizado sem o devido planejamento, para atender prioridade, estabelecida pelo Gerente de Base da Plataforma Aureliano, que estava a bordo.
A diretoria do sindicato avalia que os trabalhadores passaram por um momento, cujo potencial de risco é muito elevado, que podia ter gerado um grave acidente caso a quantidade de álcool vazado fosse maior. O NF reafirma a necessidade de planejamento e critérios para realização de todos os trabalhos. Também indica o uso do direito de recusa como forma de responder ao presidente da Petrobras que disse, no fórum de SMS, que a maioria dos acidentes acontecem por indisciplina operacional. Na realidade os acidentes acontecem por erros de gestores, que não são punidos.