NF saúda grande participação de petroleiros do setor privado

Atas das assembleias que avaliaram o indicativo de greve de 24 horas com parada de produção nesta segunda, 22, e relatos dos trabalhadores das plataformas mostram que houve grande participação dos petroleiros de empresas privadas do setor petróleo.

O Sindipetro-NF saúda e valoriza a participação destes trabalhadores, que atenderam ao chamado de participação de todos os petroleiros, independentemente da empresa a que estão vinculados.

A entidade recebeu relatos de que foi preciso, em alguns casos, enfrentar o assédio dos gerentes das unidades, que indevidamente argumentavam que estes trabalhadores eram representados por outros sindicatos, tentando convencê-los de não participar da assembleia. Foi o que ocorreu, por exemplo, em PVM-2 e em P-18.

Não foi a primeira vez que assédio semelhante ocorreu. De acordo com o assessor jurídico do Sindipetro-NF, Normando Rodrigues, o princípio jurídico da isonomia garante o reconhecimento de que todos os trabalhadores de uma unidade estão expostos às mesmas condições e têm direito de participação nas assembleias onde temas que abrangem a todos, como é o caso da segurança, estão em pauta.