Pendências graves em lista de problemas da P-07

O Sindipetro-NF recebeu a atualização da lista de pendências de segurança da plataforma P-07 e denuncia que é grave a situação da unidade. Entre os riscos que significam a iminência de um possível acidente estão problemas com válvulas do sistema de combate a incêndio e elevada concentração de H2S, gás tóxico, em um poço.

O sindicato lembra que estas, entre outras situações, garantem ao trabalhador o exercício do Direito de Recusa, previsto no anexo II da NR-30 e no Acordo Coletivo de Trabalho.

A entidade também tem relatos sobre a insegurança em outras plataformas, fruto do indicativo de levantamento de pendências feito no último dia 27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Confira abaixo a lista de pendências de segurança da plataforma P-07.

P7 – Atualização das Pendências de Segurança

– Novo poço de produção Buriti operando com elevada concentração de H2S (99 ppm sem sequestrante e 8 ppm com sequestrante) sendo que possui apenas uma bomba injetora de sequestrante de H2S e esta não possui indicação de status (Operando / Parada). A planta não possui nenhum sensor de H2S e os empregados não possuem máscara de proteção contra H2S. Além de não existir nenhum procedimento de segurança caso ocorra aumento da concentração de H2S.

– Separadores de produção A e B operando sem SDV de saída de óleo. O separador A está com uma válvula manual instalada no local e o separador B com o ar comprimido ligado diretamente no atuador mantendo-a aberta continuamente.

– Válvula de segurança SDV 1223500 (saída de óleo do Vaso Separador Atmosférico) travada aberta 50%

– Válvula de segurança SDV 1223026 (gasoduto de exportação de Baixa) travada aberta.

– Escada de acesso ao Sump Tank, está interditada, com elevado estado de corrosão, porém o operador é obrigado a acessá-la para fazer coleta quinzenal, para análise de TOG.

– Gerador Principal EMD 2 fora de operação devido avaria desde fevereiro. A manutenção corretiva está paralisada.

– Das 4 bombas de refrigeração dos Geradores Principais, duas estão operacionais, sendo que uma delas está com baixa eficiência.

– Sistema de detecção de fogo localizado na sala de lastro com várias falhas, sensores em falha, evidenciando a inconfiabilidade do sistema. O problema é crônico e necessita substituição de todo o sistema.

– Sala de Bombas de Bombordo sem a bomba de esgotamento.

– Bombas de Lastro e Esgotamento sem peças de reposição

– Válvulas dos tanques de Lastro sem peças de reposição. Várias válvulas dando passagem.

– Sala de Bombas constantemente inundadas, devido vazamentos nas bombas, conseqüência da falta de peças de reposição.

– Falta de dispositivos trava-quedas para descida nas Salas de Bombas.

– Ventilação nas Salas de Bombas precária.

– Banheiros coletivos em péssimo estado de conservação e higiene e com sistema de exaustão ineficiente.

– Bomba de Incêndio “A” com pressão inferior a 4kgf/cm².

– Bomba de Incêndio Elétrica com vazamentos constantes, sem peças de reposição.

– Banco de baterias da iluminação de emergência inoperante.

– Vários Dampers corta-fogo automáticos inoperantes (travados).

– Sistema de pressurização positiva da sala do CCM 1 da produção, CCM 2 da produção e Moto Gerador de Emergência da Embarcação sem redundância, pois os ventiladores estão inoperantes.

– Equipes de manutenção e produção reduzidas. Falta pessoal de manutenção no turno da noite.

– Equipes de emergência desfalcadas quando necessário desembarcar funcionário para curso em terra.

– Rodízio de pessoal entre as plataformas P-7 e P-12, que foram agrupadas numa mesma gerência. Tem pessoal embarcando numa plataforma e transbordando no meio do embarque para outra. Isso acontece para não pagar embarque extra para o pessoal.

– Guindaste de Bombordo inoperante há quase 1 ano. Já está servindo de peça de reposição para o guindaste de Boreste.

– Escadas de abandono com elevado estado de corrosão, algumas estão interditadas há mais de ano.