NF indica mobilização dia 27

A categoria petroleira no Norte Fluminense tem assembleias a partir desta sexta, 22, para avaliar indicativo do Sindipetro-NF de realização de mobilização de 24 horas na próxima quarta, 27. Os trabalhadores estão em luta por uma PLR justa e também vão lembrar com o movimento o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho.

As assembleias começam pelas plataformas, de amanhã até domingo, e seguem nas bases de terra na própria quarta, 27. O indicativo para as unidades marítimas e para Cabiúnas é de paralisação de emissão de PTs associada ao cumprimento de vários outros procedimentos (veja na capa desta edição). Para Imbetiba e Parque de Tubos, o indicativo é de atraso de duas horas na entrada do expediente.

Na véspera da mobilização, boletim Nascente Extra vai informar procedimentos para um protesto nas áreas operacionais (plataformas e Cabiúbas) contra a insegurança no trabalho. Este indicativo específico sobre segurança será avaliado em Ato simultâneo nestas unidades às 19h da quarta, 27.

Estado de Greve

Em Estado de Greve desde as assembleias que aprovaram a realização de mobilização semelhante no último dia 6, a categoria exige avanços nas negociações da PLR 2010, o fim do superbônus para os cargos comissionados e uma posição definitiva da Petrobrás sobre a proposta de PLR Futura (disponível no site do NF para consulta).

Proposta de PLR apresentada pela empresa foi rejeitada na mesa de negociações e nem chegou a ser submetida à categoria, justamente por não atender às condicionantes aprovadas pelos trabalhadores nas assembleias realizadas em bases de todo o País.

Movimento nacional

A mobilização na região atende a chamado nacional da FUP, que convocou todas as bases para 24 horas de vigílias em frente às unidades e operações padrão, com cortes na emissão de PTs, de acordo com indicativo de cada sindicato. O objetivo da Federação é unificar nas manifestações da PLR à luta por condições seguras de trabalho, contra a precarização da terceirização e por uma AMS de qualidade.

Assembleias no Norte Fluminense

Local Data Horário

Cabiúnas / Grupo C Quarta, 27 – 0h

Cabiúnas / Grupo B e ADM Quarta, 27 – 8h

Cabiunas / Grupo A Quarta, 27 – 16h

Imbetiba Quarta, 27 – 7h

Parque de Tubos Quarta, 27 – 7h

Plataformas Da sexta, 22, até o domingo 24. Retorno de atas até às 12h da segunda, 25.

Indicativos:

Imbetiba e Parque de Tubos:

1 – Atraso de duas horas no expediente do dia 27 de julho de 2011, com realização de assembleias a partir das 7h.

Plataformas e Cabiúnas:

1 – Realização de Mobilização de 24 horas no dia 27 de julho de 2011, de acordo com procedimentos abaixo.

2 – Realização de Ato Simultâneo também no dia 27 de julho de 2011, às 19h, seguindo orientações-surpresa que serão enviadas pelo Sindipetro-NF na véspera da mobilização.

Procedimentos para a mobilização:

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.

– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.

– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.

– Suspender as PTs de CIPA.

– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.

– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.

– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.

– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverão trabalhos para sua retomada após o término do movimento.