Petroleiros relatam pouso perigoso em P-27

O Sindipetro-NF recebeu hoje informações de que uma aeronave da Senior Taxi Aéreo, prefixo SEK, do vôo das 7 horas, que partiu o Heliporto de São Tomé e seguiu com 12 passageiros para a P-27, teria feito um “pouso forçado” no heliponto da unidade.

Após o pouso, uma tentativa de decolar sem passageiros foi realizada, mas a trepidação forte não permitiu a operação. A tripulação abortou o retorno e uma equipe de manutenção embarcou na unidade.

“A situação foi extremamente perigosa. O helicóptero praticamente caiu no heliponto”, disse um trabalhador.

Para o sindicato, o fato é grave e mostra indícios de que poderia ter havido uma grande tragédia, caso os pilotos não tivessem conseguido controlar a aeronave.

A categoria petroleira deve permanecer vigilante quanto aos casos de insegurança aérea, informando ao sindicato qualquer anormalidade. Além disso, é importante preencher o Relper (Relatório de Perigo) no saguão dos aeroportos ou enviar nota para a Segurança e Voo da Petrobras ([email protected]).

Versão da empresa

O NF cobrou explicações da empresa. De acordo com a companhia, houve um “stall de compressor” quando a aeronave estava próxima do pouso na P-27. “Isso já ocorreu outras vezes nos momentos de pouso nas plataformas, e pode acorrer por vários motivos, tais como: ingestão de fumaça, ingestão de ar muito quente, ingestão de gases proveniente das descargas das plataformas, ou também por falha na “bleed valve”, que foi o que provavelmente aconteceu”, afirma a gerência da área de transportes.

Minimizando o perigo, a empresa atribui a apreensão dos trabalhadores ao “ruído diferente, muito alto” provocado pelo “stall de compressor”, em razão da oscilação de uma das turbinas, “o que geralmente assusta os passageiros”.

“Importante lembrar que a aeronave é um AW-139, com potência suficiente para voar com apenas uma turbina, apesar de nesse caso não ter havido apagamento da turbina, ou seja, aconteceu o “stall de compressor”, mas o pouso foi normal, porém com o ruído do stall do compressor”, complementou a gerência.