Insegurança na Bacia de Campos: trabalhadores enviam carta aberta aos os petroleiros

Imprensa da FUP

Em menos de uma semana, o Sindipetro NF recebeu duas cartas abertas de trabalhadores das plataformas PNA-1 (leiaaqui) e PNA-2 (leia aqui) . As respectivas cartas tratam-se de denuncias feitas por trabalhadores preocupados com as questões de segurança, habitalidade e ambiência nas plataformas. A primeira denuncia foi feita em 18 de janeiro, quando os petroleiros fizeram questão de expor a situação do dia-a-dia dos residentes da Plataforma Namorado 1 (PNA-1) e afirmaram que exigem providências imediatas. ”Sabemos que estes problemas não estão só em nossa unidade e que problemas similares aos nossos existem em toda a Bacia de Campos, por um simples fato, o descaso de uma grande parte do corpo gerencial da Petrobrás, que quer a todo momento reduzir custo, causando insegurança, condições precárias de habitabilidade e um mal estar geral, em um ambiente que por si só é muito estressante.”, disseram os trabalhadores.

O Sindipetro NF orientou a todos os trabalhadores que seguissem o exemplo de PNA-1, para que assim, o sindicato possa apurar as condições de segurança das plataformas da Bacia de Campos, e cobrar soluções da Petrobrás. Devido a este fato, na última segunda-feira, 24, os petroleiros de PNA-2 também denunciaram as péssimas condições de segurança da plataforma ao sindicato, através de uma carta aberta, elaborada em reunião setorial realizada a bordo da unidade.

Para a FUP e o Sindipetro NF, iniciativas como estas representam grande avanço na consciência dos trabalhadores, fato que enriquece um debate mais qualificado sobre a segurança dos trabalhadores do Sistema Petrobrás e fortalece um dos pontos mais importantes da pauta de reivindicações da Federação e dos sindicatos, que é a luta pela valorização da vida dos petroleiros, através de cobranças por melhores condições de trabalho e por urgentes mudanças na política de SMS da empresa.