Rompimento de linhas em Vermelho 2 revelam insegurança crônica

O Sindipetro-NF recebeu denúncia que na manhã desta segunda, 3, em PVM-02, furou um trecho de linha do poço VM-09. Essa mesma linha já contém um “bacalhau” (reparo improvisado), e segundo os trabalhadores existem linhas que contém mais de quatro “bacalhaus”. Por volta das 10h40min furou um segundo trecho de linha, agora do poço VM-73. Os trabalhadores da plataforma estão apreensivos com a possibilidade de acontecer uma tragédia, porque parece ser prática na plataforma a colocação de paliativos.

A área da cabeça dos poços está cercada por uma corda para restringir o acesso aos poços, devido ao risco iminente de furar uma linha com petróleo a quase 100°C.

Os problemas denunciados pelo sindicato e que levaram a interdição da P-33 pela ANP, são comuns nas plataformas do Pólo Nordeste, e se devem a anos de redução de investimentos e de pessoal. O sindicato tem denunciado insistentemente a precariedade de segurança e de efetivo nas plataformas,algumas delas como PVM-02 estão sucateadas. A redução do efetivo em Vermelho 2 tem proporcionado acúmulo de serviços e segundo trabalhadores levando a uma situação que beira o caos.

Como projeto piloto para toda a Bacia de Campos, o Sindipetro-NF embarcará no Pólo Nordeste para estudo de efetivo em uma comissão conjunta com o RH da UO-BC.